“Mecânica simples – Rodas dentadas”

Olá Pequenos Cientistas:

Somos a turma do 3ºA da EB1 do Parrinho e vamos partilhar convosco uma das muitas experiências vividas nas aulas dos Pequenos Cientistas Sanjoanenses com a Professora de Ciências.

Primeiro começamos por fazer uma abordagem sobre a evolução dos meios de comunicação. Descobrimos que na história da humanidade o Homem começou a utilizar utensílios diversos para comunicar à distância: batuques, sinais de fumo, escrita em pedra, papiro e pergaminho. Só em 1440 é que surgiu a invenção da imprensa pelo senhor Gutenberg, através da invenção de uma máquina que permitia fazer cópias com mais facilidade e em pouco tempo.

Com a descoberta da eletricidade permitiu a criação de inúmeros meios de comunicação que tanto usam a escrita como o som e, atualmente, a imagem. São exemplo disso:

– A invenção do telégrafo em 1844, pelo inventor Morse ;

– A invenção do telefone em 1876 pelo inventor Alexandre Bell;

– A invenção do rádio em 1896 pelo inventor Marconi;

– A invenção da primeira televisão em 1927;

– A invenção do primeiro fax em 1947 por uma empresa inglesa;

-A invenção do telemóvel em 1973, pelo inventor Martin Cooper.

          De seguida, falamos sobre a evolução dos meios de transporte. Há muitos, muitos anos os primeiros homens deslocavam-se a pé. Depois aprenderam a domesticar os animais e passaram a usá-los como meio de transporte.

O que permitiu a construção dos meios de transporte terrestre foi a invenção da roda. Com esta invenção, permitiu construir meios de transporte puxados por animais.

Mais tarde já em 1803, circulou em Londres a primeira locomotiva movida a vapor e o primeiro carro com motor de combustão foi construído em 1885.

O homem, ao longo dos tempos, foi sempre criando formas de reduzir a dificuldade necessária à execução das suas tarefas. Um engenho, simples mas muito importante, criado para esse fim é a engrenagem.

A engrenagem é um conjunto de, pelo menos, duas rodas dentadas.

As rodas dentadas são sistemas mecânicos que foram inventados com o intuito de transmitir movimento sem grande esforço. Normalmente, são utilizadas para modificar a velocidade e/ou a direção de um movimento.

Então para percebermos como funcionam estas rodas dentadas, realizamos uma experiência, “Mecânica simples – Rodas dentadas”, que vamos explicar como se faz para poderes fazer em casa também.

Materiais de que vais necessitar:

  • Cartão de caixote
  • Lápis
  • Marcador
  • Pionés
  • Tesoura

Como proceder:

  1. Copia e recorta as engrenagens num pedaço de cartão de caixote.
  2. Noutro pedaço de cartão fixa as engrenagens ao lado uma da outra com a ajuda de um pionés.
  3. Com um marcador, traça um raio horizontal em cada roda dentada, de modo que fiquem do mesmo lado.
  4. Faz rodar a engrenagem.

Com esta experiência podemos concluir que numa engrenagem, ao girar a roda dentada grande, empurra a roda dentada mais pequena, que duas rodas encostadas se movem em sentidos opostos e, que a roda dentada menor dá mais voltas que a roda dentada maior.

E com esta fantástica experiência vos deixamos com votos de muitas descobertas científicas… ATÉ JÁ!…

Turma do 3ºA da Professora Salomé Oliveira

Escola EB1 do Parrinho

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d bloggers like this: