“Mecânica simples! Elasticidade!”

Hoje, na nossa aula de ciências, a professora falou-nos de elásticos, algo com o qual brincamos habitualmente. Demonstrou-nos que através deles, verificamos uma propriedade física dos materiais: a elasticidade.

A professora colocou-nos uma questão sobre a qual começamos a trabalhar: Como funcionam as molas e os elásticos?

Para percebermos melhor esta questão, fizemos experiências muito simples, usando diversos materiais, que facilmente arranjamos em casa como: plasticina, esferográfica de mola, tampa de caneta, elásticos,molas,

 

papel e lápis.

A 1ª experiência – “ A mola foguete” – consistiu em colocar uma mola em torno de um pau de espetada, sobrepor uma tampa de caneta, comprimir a mola e soltá-la.

Imagem1

Na 2ª e na 3ª experiência – “ Fisga de dedos elásticos” e “Fisga de lápis cruzados” – como o próprio nome indica, fizemos fisgas com elásticos, através das quais lançamos bolas de papel. No primeiro caso usamos os próprios dedos e no segundo caso usamos dois lápis.

Imagem2

Com estas experiências concluímos que certos materiais, como os elásticos e as molas, têm a capacidade de voltar ao seu estado inicial, depois de terem sido deformados por uma força exterior. Esta propriedade é o que designamos por elasticidade. Esta varia, dependendo da capacidade de deformação do material que o constitui.

Achamos esta atividade muito interessante!

Turma 3ºA da Escola EB1 do Parque

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d bloggers like this: