Explosão de Cores! Flores para a Mãe!

Olá a todos! Sejam bem vindos à experiência da explosão de cores!

Nesta experiência, quisemos estudar e conhecer um pouco mais acerca das cores e como elas reagem entre si. E para isso fizemos uma cromatografia em papel. Sabem o que é? Então nós explicamos para perceberem um pouco melhor 🙂

A Cromatografia é uma técnica físico-química de separação de misturas, baseada na densidade das partículas, a sua reação a uma substância móvel (fase móvel – água) e uma fase estacionária ou fixa (papel de filtro).

Um dos primeiros processos usados foi a cromatografia em papel. As substâncias a serem separadas costumam interagir com a celulose do papel, sendo que em razão das suas diferentes constituições, uns migram com maior e outros com menor velocidade.

Se quiseres tentar fazer em casa, vais precisar de:cromat

Faz os seguintes passos:

1º – Corta o papel-filtro, no formato desejado.

2º – Faz um círculo com pontos de diferentes cores de canetas à base de água, de ponta porosa.

3º – Deixa pingar água no centro do círculo e observa o que acontece. De acordo com o tamanho do papel, deixa cair entre 3 a 5 gotas de água com a pipeta de Pasteur.

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Nós observamos que as cores começaram a espalhar-se e em alguns casos notamos a presença de mais de um pigmento na composição da tinta da caneta. A estas cores chamamos-lhe cores mistas (aquelas que são constituídas por mais do que um pigmento).

Isto acontece porque alguns pigmentos interagem mais fortemente com o solvente (estão em movimento, se espalhando pelo papel) e já outros interagem melhor com o papel (que está parado).

Por vezes algumas cores depois de separadas, voltaram-se a misturar com outras tornando os nossos filtros de café, verdadeiras explosões de cores!

Vê como nos divertimos e até à próxima experiência Cientista!

 

” Abracinhos elétricos!!!”

Nos dias 27 e 28 de março, a cientista Luísa veio ao jardim de infância dos Ribeiros realizar mais uma experiência com os nossos pequenos cientistas.

Desta vez descobrimos que o nosso corpo produz eletricidade estática.

E como é que descobrimos?

Friccionamos um balão no nosso cabelo e sabem o que aconteceu?

 Ao levantarmos o balão o cabelo foi atrás “ficando em pé”…foi mesmo divertido!

Depois, ainda friccionando o balão no cabelo, levantamos as asas de um borboleta e ainda apanhamos borboletas mais pequenas que ficavam como que “coladas” no nosso balão.

Por fim, pintamos a nossa folha de registo e colamos pequenas borboletas.

Realizado por: JI dos Ribeiros

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Boletim meteorológico!

Olá!

Somos os Pequenos Cientistas do  Jardim de Infância das Fontainhas e durante o mês de janeiro as nossas experiências foram dedicadas aos diferentes estados do tempo! 

Há dias em que está sol e calor, outros em que chove, noutros a chuva é acompanhada de frio e vento, às vezes o vento é fraco, outras vezes sopra muito forte….

Para os cientistas descreverem os estados do tempo, reúnem  informações  sobre as nuvens, a precipitação, a temperatura e o vento, entre outras… 

Com o objetivo de descrever o aspeto do céu podem usar-se descrições, símbolos ou ambos.

A cientista Ana desafiou-nos a fazer a experiência “Nuvem Chorona”, com o objetivo de percebermos como se forma a chuva. Para isso necessitamos de um frasco de vidro, espuma de barbear, copos, pipetas, corante alimentar de várias cores e água. Começamos por colocar água no frasco e adicionamos a espuma de barbear. De seguida, colocamos um pouco de água em cada copo e juntámos algumas gotas de corante alimentar. Por fim, com a pipeta “furamos” a nossa nuvem e deixámos cair uma gota de água colorida.

Foi uma experiência muito interessante e divertida!  As nossas “nuvens choronas” ficaram lindas e percebemos que quando as nuvens ficam muito carregadas de gotinhas de água começa a chover.

 

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Nas previsões do estado do tempo, faz-se referência aos valores da temperatura do ar, estes medem-se em graus Celsius (ºC), utilizando-se termómetros, diferentes temperaturas do ar provocam diferentes sensações: frio, conforto ou calor. Com o objetivo de testar a temperatura da sala, aprendemos a construir um termómetro caseiro.

Existem instrumentos que nos ajudam a prever o estado do tempo. O vira-vento indica a presença de vento e dá informação sobre a sua intensidade. O barómetro mede a pressão atmosférica. É muito interessante medir a pressão atmosférica, pois as suas diferenças fazem com que as massas de ar se movimentem e influenciem as condições climatéricas.

Como é que o barómetro funciona?!

Com o barómetro podemos registar as mudanças de pressão que ocorrem no exterior do frasco:

  • Se a pressão for maior, o ar dentro do frasco faz pressão para baixo, fazendo a palhinha subir.
  • Se a pressão for menor, o ar dentro do frasco exerce pressão sobre o balão, fazendo baixar a palhinha.

Quando os valores da pressão atomosférica são elevados, temos bom tempo. Com valores baixos, o tempo piora e pode mesmo chover!

Escola EB1/JI das Fontainhas

 

 

Como são os objetos que me rodeiam?

A aula de Ciências teve início com um diálogo sobre “de que são feitos os objetos que me rodeiam”. Primeiro, foi pedido às crianças que procurassem, na sala, brinquedos feitos de diferentes materiais.

De seguida, foram colocados sobre uma mesa, brinquedos feitos de diferentes materiais.

Depois de dialogar com as crianças sobre a sua diversidade foi proposto que arrumassem os brinquedos numa espécie de armário (caixa de cartão com várias divisões), segundo o material de que eram feitos (cartão, plástico, metal , madeira, tecido, borracha…) .

Todas as crianças participaram alegremente nesta tarefa.

De seguida, foi feito o registo gráfico, onde se pode observar que as crianças realizaram através da ação e manipulação dos brinquedos a interiorização da mensagem que se pretendia fazer passar.

 

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No final da aula foi realizada a experiência:

Fazer desaparecer esferovite!

 

Reagentes e material necessário

  • Gobelé;
  • Acetona (industrial);
  • Espuma de poliestireno (esferovite);
  • Luvas de proteção.

Procedimento experimental

  1. Deitar cerca de 100 ml de acetona no gobelé.
  2. Adicionar um bocadinho de esferovite, colocando-a dentro do líquido.
  3. Observar.

Conclusão

A esferovite também pode ser chamada de poliestireno expandido. As bolinhas de esferovite têm 98% de ar e 2% de poliestireno (um composto de carbono e hidrogénio derivado do petróleo). É um material muito leve.

Quando colocamos a esferovite em contacto com a acetona, esta “derrete” porque a acetona quebra as ligações químicas entre as moléculas e o ar sai. No fundo do gobelé fica apenas uma massa pegajosa que, passado algum tempo, fica seca e dura.

 

Registo fotográfico da atividade:

 

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As crianças adoraram esta experiência! Ficaram muito admiradas com o facto de parecer que a esferovite desaparecia. Mas, logo perceberam que no copo ficou uma massa e que o barulhinho que ouviam era o ar a sair.

JI de Conde Dias Garcia

 

Estrelas de Natal

Mês de dezembro aproxima-se o Natal e os Pequenos Cientistas Sanjoanenses não se esqueceram e realizaram uma atividade para relembrar as suas tradições.

A atividade experimental que fizeram foi estrelas de natal com farinha maizena e bicarbonato de sódio, ao qual juntaram água quente e por fim brilhantes de várias cores.

Estes ingredientes foram todos amassados e a massa estendida e cortada com a forma de estrela.

A atividade foi encerrada com um registo individual da experiência realizada.

Jardim de Infância da Devesa Velha

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“Apagar velas!!” e “Encher balões sem esforço!!”

Esta semana no projeto “Pequenos Cientistas Sanjoanenses” aprendemos como apagar velas e encher balões sem esforço. Aprendemos que para uma vela estar acesa precisa de oxigénio e quando fica sem esse oxigénio, ela apaga-se.

Depois realizamos outra experiência, na qual aprendemos que ao juntar bicarbonato de sódio ao vinagre acontece uma reação química que liberta um gás, o dióxido de carbono. Este gás, além de apagar a vela também enche os balões sem ser preciso soprar.

Apagar velas 01

Encher balões 01

Registo Ciências

Foi muito divertido e gostamos muito de aprender coisas novas.

Grupo A e B do Jardim de Infância dos Ribeiros

 

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Docinhos para passarinhos

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No dia 4 de abril, nós as crianças do Jardim de Infância do Parrinho realizamos atividades sobre animais (tamanho, revestimento do corpo, modo de locomoção, alimentação e habitat).

Numa 1ª etapa foi levantada a questão: Os animais são todos iguais?

Após diálogo entre todos, descobrimos que os animais são muito diferentes uns dos outros… , quer pelo tamanho (ex.: do elefante e da formiga), revestimento do corpo (pelos, penas, escamas, pele nua), locomoção (saltam correm, nadam, voam, rastejam), habitat (terrestre, aquático).

De seguida foi levantada outra questão: Porque se alimentam os animais?

Aprendemos que os animais precisam de energia para viverem e é aos alimentos que a vão buscar.

Na sequência desta conversa surgiu a 3ªquestão: E os animais comem todos os mesmos alimentos?

Após acesa troca de ideias, concluímos que existem animais carnívoros (leão, tigre, cobras, tubarões, águias…), animais herbívoros (vaca, coelho, ovelha,…), animais omnívoros (homem, porco, urso, corvo…). Nesta fase a Professora Guida, mostrou-nos imagens e vimos um vídeo alusivo.

Finalmente a última questão: E o que comem os passarinhos?

De imediato todos respondemos, sementes, insetos e minhocas. Resolvemos então, fazer um docinho para os passarinhos, com gelatina e sementes, como a Professora Guida nos ensinou. Depois de pronto fomos dar de comer aos passarinhos e colocamos estes docinhos nos ramos das árvores da nossa escola. Da parte da tarde decoramos 2 comedouros, um feito com uma embalagem de leite e outro com uma embalagem de plástico, para colocar nas árvores para os passarinhos e fizemos um registo da atividade (labirinto).

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As fotos:

 

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Sala 1 e sala 2, JI Parrinho

 

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