“Pega-monstros!!!”

Esta experiência tem como base uma reacção química de polimerização. O “pega-monstros” é um polímero de silicone que resulta da reacção entre a cola líquida e o borato de sódio.

O “pega-monstros” é um fluído que apresenta propriedades viscosas. A sua viscosidade depende da temperatura e pode ser alterada pela acção mecânica. Quando é esticado, forma fios mas, se for esticado abruptamente, pode partir-se. Em forma de bola, quando cai, salta e praticamente não sofre deformações se sofrer pancadas.

Material necessário:

  • Cola líquida
  • Água
  • Corante alimentar
  • Recipiente de plástico
  • Colher metálica
  • Solução de borato de sódio
  • Copos medidores

Como fazer:

  1.  Coloca 30 ml de cola líquida no copo.
  2.  Adiciona 20 ml de água e mexe bem.
  3.  Junta algumas gotas de corante e mexe até obter uma mistura homogénea.
  4.  Adiciona 15 ml da solução de borato de sódio e mexe muito bem.
  5.  Retira a parte sólida do copo e deita fora o excesso de líquido.

Após o “pega-monstros” estar pronto, testámos as suas capacidades!

Deixo aqui os comentários dos cientistas:

” Os “pega-monstros” são viscosos”

Inês Miranda

“A experiência de hoje foi brutal! Fizemos um “pega-monstros” e ele colou-se à minha cara! Quem me dera que fosses a minha professora para sempre!”

Bruno

“Esta aula foi altamente e inesquecível!”

Marta Ferreira

“Foi a experiência mais divertida de todas!”

Mariana Santos

” A coisa que mais gostei de fazer hoje foi o “pega-monstros”. Super pegajosos!!”

Anónimo

“Gostei muito desta experiência porque é divertida e viscosa.”

Anónimo

“Eu adorei a experiência com o  “pega-monstros”!”

Maria Santos

“Eu gostei muito desta experiência e o meu “pega-monstros” é muito fixe! Obrigada professora por seres a nossa professora de ciências.”

Carolina Silva

“Esta aula foi muito divertida!”

Anónimo

” O “pega-monstros” foi uma das coisas que eu gostei mais neste ano todo.”

Inês Sofia

“Eu adorei esta aula e espero que volte a acontecer!”

João

“O “pega-monstros” é muito divertido e pegajoso”

Anónimo

“Foi fantástico! Eu adorei!”

Helena

“Eu gostei muito da aula de hoje porque fizemos um “pega-monstros”.”

Anónimo

” Eu gostei da aula de hoje  e gostei muito do meu “pega-monstros”.”

Mafalda Rodrigues

“Foi muito divertido e engraçado!”

Joana Araújo

“Eu gostei da aula! Foi a melhor de todas!”

Anónimo

“Foi divertido! Especialmente a foto!”

Luana

“Gostei muito do “pega-monstros”! É fantástico!”

Mariana A.

“Gostei da experiência e também gostei de tocar no “pega-monstros”! Foi divertido!”

Anónimo

” Eu adorei fazer o “pega-monstros” e brincar com ele, com todos os meus amigos! Obrigado à minha professora de ciências!”

Leonardo

“Eu acho que esta atividade foi muito gira! Eu gostei muito de fazer o “pega-monstros”.”

Inês Matos

“Adorei a experiência! Foi a melhor!”

Anónimo

” Adorei fazer esta aula! Apesar de estar toda suja, diverti-me! Com o meu “pega-monstros”, os meus amigos… Enfim… Foi espetacular!”

Inês Almeida

Turma do 3ºA da Escola EB1 de Carquejido

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“Experiências atraentes….”

Nesta aula falamos sobre os ímanes e da sua capacidade de atrair metais, chamada magnetismo.

Os ímanes naturais são constituídos por óxido de ferro e os ímanes artificiais são objetos constituídos por uma liga metálica que possui ferro que depois é exposto a um forte campo magnético. Podem ter as mais variadas formas, tamanhos e utilizações, desde construir bússolas, segurar objetos nas portas do frigorífico, segurar folhas em painéis metálicos, fechos de carteiras e portas, motores, aparelhos elétricos,…

Todos os ímanes possuem dois pólos onde a sua força de atração é maior: Pólo norte (N) e Pólo sul (S).

O campo magnético é o espaço em redor do íman onde se sente com mais força o efeito do magnetismo.

O íman tende a orientar-se na direção de norte-sul.

Começámos por testar que objetos eram atraídos por um íman : clipe, rolha de cortiça, moeda (0.20 €), borracha, folha de alumínio, folha de papel, prego, lápis, saco de plástico, colher.

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Verificámos que nem todos os materiais são atraídos pelo íman. Apenas materiais magnéticos como o clipe, o prego e a colher eram atraídos pelo íman.

Seguidamente verificámos se os ímanes são amigos ou inimigos?

Para isso tentámos aproximar pólos iguais e pólos diferentes de dois ímanes.

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Concluímos que os ímanes repulsam-se quando se tenta aproximar pólos iguais de dois ímanes e atraem-se quando se aproxima pólos diferentes.

Por fim, construímos uma bússola usando um íman, uma agulha de costura, um pouco de uma rolha de cortiça e um recipiente largo com água.

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Muitas foram as descobertas e surpresas nesta aula!

O que mais me surpreendeu foi os ímanes serem amigos e inimigos. Descobri que quando são amigos atraem-se e quando são inimigos repelem-se.

Mariana Santos

 

O que me surpreendeu foi o movimento da agulha da bússola quando se aproximou o íman.

Juliana

 

Eu descobri que alguns metais não são atraídos pelo íman  porque não têm ferro, como a moeda de 0,20€.

Sofia Fernandes

 

O mais fantástico nesta aula foi construir uma bússola com uma agulha de costura.

Francisco

O que me surpreendeu  foi verificar que a agulha da bússola que construímos indicava mesmo o Norte!  Agora sei que se a agulha perder o magnetismo é sempre possível magnetizá-la. Basta passar de novo a agulha sobre o íman.

Mariana Fernandes

O que descobri foram as características do íman e a sua utilização em diferentes objetos. Descobri, por exemplo, que o fecho da minha mala funciona através de um íman.

Andreia

 

O que me surpreendeu foi observar que dois lados iguais de dois ímanes não se atraem. Pelo contrário repelem-se.

Maria

 

Eu descobri que os ímanes só atraem objetos de ferro ou que tenham ferro.

Martim

 

Eu gostei de aprender a orientar-me pela Rosa dos ventos que também está na bússola!

Ana Rosa

Eu gostei de aprender os nomes de todos os pontos cardeais da Rosa dos ventos!

Ana Pereira

Turma do 3ºA da Escola EB1 de Casaldelo

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“A Luz”

Mais uma descoberta!…

Desta vez falamos da LUZ!

Todos conhecem o Sol e ele é a principal fonte natural de luz porque é a estrela mais próxima do nosso planeta Terra. As estrelas são corpos luminosos.

Há fontes de luz artificiais como as lâmpadas e as velas acesas.

Todos os objetos que não têm luz própria são corpos iluminados ou não-luminosos.

A luz pode atravessar materiais transparentes e translúcidos mas não atravessa os materiais opacos.

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Quando a luz bate num espelho, volta para trás, refletindo-a.

Quando a luz passa do ar para a água ela muda de direção e chama-se refração.

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Foi muito engraçado observarmos, numa colher, que a parte interior é um espelho côncavo e a parte exterior é um espelho convexo, porque a nossa imagem fica ao contrário ou mais conseguimos ver uma região maior.

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Mas tudo ficou mais belo quando, com um prisma e a luz do Sol, provocámos a dispersão da luz nas suas sete cores e apareceu na parede um arco-íris perfeito e lindo!

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Turma do 3º A da Escola EB1 Condes Dias Garcia

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“O solo”

O solo é a camada superficial de terra onde se desenvolvem muitas plantas e onde vive uma grande variedade de animais e plantas. É constituído por matéria mineral, matéria orgânica, água e ar. Quando um dos elementos que compõe o solo existe em maior quantidade, ele carateriza o tipo de solo, por exemplo, quando este tem muita argila é um solo argiloso e o se for rico em areia é um solo arenoso. Têm diferentes cores, texturas, cheiros e permeabilidades. A composição do solo é de grande importância para a agricultura daí o interesse no seu estudo. Um solo rico apresenta um equilíbrio do seus constituintes, sendo bom para a agricultura. Já um solo pobre necessita de tratamento, através de várias técnicas agrícolas, para alterar a sua constituição e adequá-lo para as plantações.

Nesta aula de ciências estudámos os tipos de solos, as suas características( cor, cheiro, textura) e a sua permeabilidade.

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Aqui vai a nossa poesia sobre esta experiência:

Mais um dia

Para variar

Como cientistas

Nas aulas a experimentar.

Desta vez…

O solo estudámos

Novas descobertas

Suas características aprofundámos.

Os solos são diferentes

De acordo com a sua constituição

Podem ser permeáveis

E outros não o são.

Turma do 3º C da Escola EB1 do Espadanal

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“Os animais e suas características”

A aula começou resumindo as características dos animais vertebrados e invertebrados, tipo de alimentação, locomoção, reprodução , habitats…

Depois passamos à ação e observamos exemplares de alguns animais invertebrados com a ajuda de uma lupa binocular e placas de Petri.

Observamos uma formiga, uma mosca, um bicho-de-conta e uma maria-café e constatámos que possuem características diferentes relativamente ao corpo, às patas, às antenas, às asas e ao seu exosqueleto.

Foi uma experiência muito didática porque nos possibilitou conhecer características de alguns animais que não conhecíamos. Também ficámos muito impressionados ao observar estes animais através da lupa binocular, sendo possível examinar o seu corpo ao pormenor.1

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Turma 3º B da Escola EB1 do Espadanal

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“Reprodução das plantas”

Nesta altura do ano letivo, estamos a estudar as plantas.

Além de outros aspetos, aprendemos as partes constituintes de uma planta e as suas funções.

Hoje, na aula de Ciências Experimentais, falamos sobre a reprodução.

A professora Luísa ajudou-nos a semear ervilhas e grão-de-bico e também a plantar partes de plantas como batata, bolbos de dália, duas estacas de roseira e uma folha de begónia.

Fomos ainda mais além e, em algodão, colocámos sementes de feijão e um alho.

Foi uma aula muito interessante!

Agora estamos ansiosos para ver o desenvolvimento das plantas.

Temos de ser atentos e responsáveis para que elas cresçam saudáveis.

Em baixo podem ver como decorreu a nossa aula experimental e os nossos resultados.

Turma do 3º A da EB1 do Espadanal

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“Para tua saúde…Cuida do teu corpo!”

No dia 24 de fevereiro a professora de Ciências propôs a realização de duas experiências para aprendermos a cuidar do nosso corpo.

Primeiro, aprendemos que devemos ter muito cuidado com a nossa pele, uma vez que é o maior órgão do nosso corpo.  Logo a seguir fizemos uma experiência, proposta pela cientista Luísa com o título : “ Existência de microrganismos!”.

Seguindo o protocolo, quatro alunos sujaram as mãos. O aluno A não lavou as mãos, o aluno B passou as mãos por água, o aluno C lavou com água e sabão e o aluno D lavou com água e sabão e desinfetante.

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Passamos um cotonete nas mãos dos alunos A,B,C e D e esfregamos os cotonetes numa gelatina enriquecida incolor, identificamos os quatro recipientes com as letras A,B,C e D e aguardamos três dias para ver o que acontecia.

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Passados três dias, reparamos que alguns recipientes estavam diferentes. Aqui ficam as imagens.

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Resultados:

No recipiente A existiam muitas colónias de microrganismos;

No recipiente B existiam alguns;

No recipiente C só uma pintinha;

  E no recipiente D a gelatina continuava incolor.

Com esta experiência, chegamos à conclusão que devemos lavar muito bem as mãos para não ingerirmos microrganismos que podem afetar a nossa saúde, podendo deixar-nos doentes.

Na segunda atividade falamos sobre o que pode influenciar o nosso estado de saúde. Aprendemos que devemos dizer não a comportamentos que prejudicam o nosso corpo. Para isso, realizamos uma experiência: “ Como ficam os pulmões de um fumador?”.

Construímos um modelo do “aparelho respiratório” e demonstramos como fica os pulmões de um fumador.

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Concluímos que quanto mais se fumar, mais escuros ficarão os pulmões, deixando de funcionar corretamente.

 

Alunos do 3º ano da EB1 das Fontaínhas

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