Ser ou não ser solúvel… Eis a questão!

Na tarde de 21 de novembro, os cientistas do 2ºano de Casaldelo fizeram experiências sobre a solubilidade dos materiais. Para tal foram necessários:

  • copos de transparentes;
  • colheres;
  • areia;
  • açúcar em grão;
  • açúcar em cubo;
  • sal;
  • farinha;
  • água.

Começamos por dividir a turma em grupos, de maneira a que todos pudessem participar nas experiências. Foram distribuídos os materiais necessários por cada grupo. Seguiram-se os procedimentos. Colocou-se cerca de 5g de cada substância nos copos (previamente enchidos com a mesma quantidade de água), mexeu-se bem e deixou-se repousar durante alguns minutos. Observamos todos os copos e o aspeto das substâncias neles colocados, nos casos em que se viam, claro!

Seguiu-se o preenchimento de uma tabela sobre a solubilidade. Verificamos que os açucares e o sal são solúveis (dissolvem-se na água), a farinha e a areia não são solúveis (não se dissolvem na água).

A conclusão final é que a solubilidade depende do tipo de material e que o açúcar em cubo demorou mais tempo a dissolver do que o açúcar em grão, porque no cubo de açúcar os grãos estão comprimidos.

Foi uma tarde muito agradável.

Obrigada Professora Guida com a paciência que tens connosco.

 

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A solubilidade é a quantidade de soluto que é possível dissolver numa determinada quantidade de solvente, a uma certa temperatura.

                                                                                                          2ºA Casaldelo

Professora Carla Costa

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Higiene alimentar

Nas aulas de Ciências experimentais aprendemos que, para crescer saudável, temos de ter uma boa higiene alimentar.

Para isso devemos ter uma alimentação variada e equilibrada. Beber água todos os dias,  e consumir os alimentos dentro do prazo de validade e que estejam em boas condições para serem comidos. Os alimentos que se consomem crus, como a fruta e os vegetais devem ser bem lavados.

Aprendemos que os alimentos podem ser conservados de várias maneiras. Fizemos uma experiência em que colocamos pera e pão dentro de frascos e metemos num armário. Também pusemos os mesmos alimentos no frigorífico. Fomos observando, à medida que os dias iam passando, e verificamos que os alimentos que estavam no armário foram ficando mais escuros; a pera apodreceu e o pão ficou com bolor. Os alimentos que estavam no frigorífico mantiveram boas condições para serem consumidos, durante mais tempo.

resultados

                                                       Resultados

Com a professora Guida fizemos outra experiência com cenoura para descobrir se era possível conservar alimentos à temperatura ambiente. Então, colocámos umas rodelas de cenoura em vários copos. No copo 1 ficou só a cenoura, no copo 2 ficou a cenoura tapada com película aderente, no copo 3 colocámos cenoura e água, no copo 4 ficou cenoura no vinagre e no copo 5 a cenoura ficou coberta de sal.

Passados alguns dias, fomos observar o que se passava em cada copo. No primeiro copo vimos que a cenoura ficou preta e encolheu. A cenoura do copo 2 estava um pouco seca. No copo 3 a água que cobria a cenoura estava turva e via-se uma espécie de fios brancos, que a professora nos disse parecerem ser fungos filamentosos. No copo 3 a cenoura mantém-se igual. A cenoura que esteve no sal estava um bocadinho enrugada, mas conservada.

                        

                                                                     Resultados

Aprendemos que existem várias formas de conservar os alimentos. À temperatura ambiente, o vinagre pode ser usado para conservar vegetais, são os chamados picles. Quanto ao sal, é utilizado, por exemplo, para conservar bacalhau.

 

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Texto coletivo do 2º ano da EB 1 do Espadanal

Professora Idília Mota

Higiene oral – sorrisos brilhantes!

Hoje a aula de ciências pretende ser assustadora, porque vamos descobrir o que acontece aos nossos dentes quando bebemos refrigerantes!!!

Assim que a aula começou os desafios foram logo lançados: Como se evita a cárie? E o que devemos fazer para ter uma boa saúde oral?

Depois de uns breves momentos de discussão e reflexão, passámos à ação.

Para realizarmos a atividade experimental precisámos de: 

  • 2 ovos cozidos com casca;
  • 2 dentes de porco;
  • 4 copos transparentes;
  • água;
  • refrigerante com gás;
  • lápis de cor.

Seguimos todos os passos e tivemos que esperar 4 dias para comparar as nossas previsões com os resultados da nossa experiência. Os resultados assombraram as nossas ideias acerca da influência dos refrigerantes que pensámos não serem tão graves/prejudiciais para os nossos dentes.

Assim, concluímos que quando bebemos refrigerantes os nossos dentes ficam escuros. Eles ficam desprotegidos e perdem o esmalte que os protege, aumentando o risco de cáries. Se, em contrapartida, bebermos água, os nossos dentes ficam mais protegidos e branquinhos.

Esta experiência deu mesmo que pensar e quando tivermos refrigerantes sobre a nossa mesa, vamos parar e, aconselhar os outros também a não os consumirem, uma vez que a saúde dos nossos dentes é fundamental para um Sorriso Brilhante e Saudável!!!

No final desta aula, ainda fomos presenteados, pela nossa querida professora Guida, com um filme da coleção “Era uma vez o corpo humano – EP.18” através do qual pudemos refletir acerca da influência do sal no organismo humano e a necessidade urgente de reduzirmos, cada vez mais, o seu consumo para benefício da nossa saúde, assim como, os cuidados a ter com a ingestão de alimentos açucarados.

As bactérias também apareceram no vídeo! Elas eram terríveis, porque estragavam tudo. Coitadinhos dos nossos dentes que podem ficar com cáries se não forem devidamente tratados e se não tivermos cuidado com nossa alimentação e com a higiene oral. A principal bactéria responsável pela cárie dentária tem um nome muito estranho Streptococcus mutans.

 

Fotos da atividade:

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Os dentes são muito importantes,

deles devemos cuidar.

É a nossa saúde que conta,

não os vamos estragar!

 

 

Turma do 2ºB da EB 1 do Parque

Professora Marisela Oliveira

À descoberta do sentido do tato

Numa manhã de terça-feira, os pequenos cientistas do segundo ano, da Escola Básica de Carquejido, deram início à sua viagem pelo mundo da Ciência no ano letivo de 2017/2018.

Sempre guiados pela professora Guida Pereira, os alunos realizaram duas experiências sobre os cinco sentidos. Foram utilizados vários materiais: uma caixa de cartão contendo objetos de diversas texturas e tamanhos e três garrafões com água a diferentes temperaturas. O objetivo das experiências foi trabalhar o sentido do tato. Os cientistas concluíram que, através da pele, podemos ficar a conhecer algumas características dos elementos que nos rodeiam. Tratou-se de uma aula empolgante, enriquecedora e divertida.

Nas seguintes aulas de Ciências, os alunos desejam continuar a fazer novas descobertas sobre o mundo e a dar asas à sua criatividade e curiosidade!

Experiência 1

Através da palpação descrever características dos objetos (liso, rugoso, áspero, macio, duro, mole, quente, frio,…) e identificá-los.

 

Experiência 2

Utilizar 3 recipientes, com água a diferentes temperaturas. Primeiro, colocar uma mão no recipiente com água muito fria e a outra mão no recipiente com água quente e aguardar alguns segundos. De seguida, colocar ambas as mãos no recipiente com água tépida e concluir que a sensação que temos de quente ou frio depende da temperatura a que está a mão.

2º ano, EB 1/JI de Carquejido

Ciência colorida!

Olá!

Somos alunos do 2ºano e estamos de regresso para vos contar um bocadinho sobre as nossas aulas de Ciências.

Na primeira aula, começámos por relembrar as regras de comportamento em sala de aula. Dialogámos sobre “o que é a Ciência” e o que faz um cientista. E, percebemos que a Ciência procura compreender o mundo à nossa volta. Depois, fizemos a primeira experiência deste ano letivo, já estávamos com saudades!

Enchemos um copo com óleo. De seguida, em quatro copos colocámos um pouco de água e juntámos algumas gotas de corante alimentar.

Depois, a professora Guida perguntou o que achávamos que iria acontecer se deitássemos algumas gotas de água colorida para o copo com óleo e logo surgiram várias hipóteses: “as gotas de água misturam-se com o óleo e ele muda de cor”, “as gotas ficam a flutuar”, “as gotas vão para o fundo”.

Continuámos a experiência e verificámos que as gotinhas de água colorida iam para o fundo do copo… e que bonito que ficou!

Concluímos que as gotas de água colorida foram para o fundo do copo porque a água é mais densa que o óleo.

 

Bola Flutuante!

Olá Cientistas!

O ar está em todo o lado, embora seja difícil de imaginar. É invisível, incolor, inodoro e insípido, mas enche todos os recantos.Como vivemos completamente rodeados de ar, este elemento “empurra-nos” fazendo pressão com a mesma intensidade, em todas as direções.
No nosso corpo, o ar das cavidades juntamente com o sangue em circulação faz pressão, de forma a compensar o impulso do ar que nos rodeia. 
A pressão atmosférica é a pressão que o ar exerce sobre a superfície terrestre e é responsável por vários fenómenos do nosso quotidiano.
No entanto, esta varia com a altitude, isto é, ao mudarmos de altitude rapidamente, subindo ou descendo uma montanha, muito depressa, como num teleférico, os nossos ouvidos (tímpanos) alertam-nos para a alteração de pressão.
Estás preparado?! Veste a bata e vamos brincar com a ajuda da pressão atmosférica!

Material necessário:

  • Plástico
  • Palhinha de refresco com dobra      
  • Papel de alumínio
  • Fita-cola 
  • Plasticina
  • Caneta
  • Tesoura

Como deves fazer:

1. Desenha um círculo com a ajuda de uma caneca e recorta;
2. Faz um corte a meio e dobra formando um cone;
3. Prende com fita-cola dos dois lados;
4. Corta um bocadinho a ponta do cone e introduz a ponta mais pequena da palhinha;
5. Corta um pouco da parte maior da palhinha. prende a palhinha ao cone com plasticina;
6. Faz uma pequena bola com o papel de alumínio e coloca-a dentro do cone;
7. Dobra a palhinha e sopra através dela. O que aconteceu?

Se ainda tens dúvidas e estás curioso… espreita as nossas fotografias! 😉

 

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2ºB – EB1/JI do Parque

À descoberta do mundo material!

Olá Cientistas!

Na última aula de ciências partimos à descoberta do mundo material e ficámos surpreendidos com a grande diversidade de materiais que existem na Terra.
A Química é a ciência que estuda as propriedades dos materiais que nos rodeiam e as suas transformações.
A professora de ciências explicou-nos que tudo começa com a observação atenta dos materiais e que podemos agrupá-los de acordo com as suas características:

Materiais naturais: todos os materiais que são utilizados como surgem na Natureza.
Exemplos: madeira, rochas, água, ar, algodão, etc.

Materiais sintéticos ou artificiais: os materiais resultantes do tratamento ou transformação dos naturais e os que são produzidos totalmente em laboratório         Exemplos: medicamentos, plásticos, adubos, fibras têxteis, etc…

Seguidamente, aproveitámos as propriedades de vários materiais e fizemos um presente para oferecer à nossa Mãe! Advinham o quê?! Uma raspadinha!

Materiais necessários:

  • Cartolina
  • Tinta guache
  • Pincéis
  • Papel autocolante transparente
  • Detergente
  • Recipientes

Como fizemos:

1. Começa por desenhar ou escrever a tua mensagem no cartão de cartolina;
2. Forra o cartão com papel autocolante transparente;
3. Prepara a tinta de raspadinha juntando num recipiente duas colheres de tinta e uma de detergente líquido. Mistura tudo muito bem;
4. Passa a mistura sobre a mensagem e espera que seque;
5. Surpreende uma pessoa de quem gostes!!!

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2º A – EB1/JI de Fundo de Vila

Professor Luís Monteiro

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