Higiene oral – sorrisos brilhantes!

Hoje a aula de ciências pretende ser assustadora, porque vamos descobrir o que acontece aos nossos dentes quando bebemos refrigerantes!!!

Assim que a aula começou os desafios foram logo lançados: Como se evita a cárie? E o que devemos fazer para ter uma boa saúde oral?

Depois de uns breves momentos de discussão e reflexão, passámos à ação.

Para realizarmos a atividade experimental precisámos de: 

  • 2 ovos cozidos com casca;
  • 2 dentes de porco;
  • 4 copos transparentes;
  • água;
  • refrigerante com gás;
  • lápis de cor.

Seguimos todos os passos e tivemos que esperar 4 dias para comparar as nossas previsões com os resultados da nossa experiência. Os resultados assombraram as nossas ideias acerca da influência dos refrigerantes que pensámos não serem tão graves/prejudiciais para os nossos dentes.

Assim, concluímos que quando bebemos refrigerantes os nossos dentes ficam escuros. Eles ficam desprotegidos e perdem o esmalte que os protege, aumentando o risco de cáries. Se, em contrapartida, bebermos água, os nossos dentes ficam mais protegidos e branquinhos.

Esta experiência deu mesmo que pensar e quando tivermos refrigerantes sobre a nossa mesa, vamos parar e, aconselhar os outros também a não os consumirem, uma vez que a saúde dos nossos dentes é fundamental para um Sorriso Brilhante e Saudável!!!

No final desta aula, ainda fomos presenteados, pela nossa querida professora Guida, com um filme da coleção “Era uma vez o corpo humano – EP.18” através do qual pudemos refletir acerca da influência do sal no organismo humano e a necessidade urgente de reduzirmos, cada vez mais, o seu consumo para benefício da nossa saúde, assim como, os cuidados a ter com a ingestão de alimentos açucarados.

As bactérias também apareceram no vídeo! Elas eram terríveis, porque estragavam tudo. Coitadinhos dos nossos dentes que podem ficar com cáries se não forem devidamente tratados e se não tivermos cuidado com nossa alimentação e com a higiene oral. A principal bactéria responsável pela cárie dentária tem um nome muito estranho Streptococcus mutans.

 

Fotos da atividade:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os dentes são muito importantes,

deles devemos cuidar.

É a nossa saúde que conta,

não os vamos estragar!

 

 

Turma do 2ºB da EB 1 do Parque

Professora Marisela Oliveira

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: