À descoberta do sentido do tato

Numa manhã de terça-feira, os pequenos cientistas do segundo ano, da Escola Básica de Carquejido, deram início à sua viagem pelo mundo da Ciência no ano letivo de 2017/2018.

Sempre guiados pela professora Guida Pereira, os alunos realizaram duas experiências sobre os cinco sentidos. Foram utilizados vários materiais: uma caixa de cartão contendo objetos de diversas texturas e tamanhos e três garrafões com água a diferentes temperaturas. O objetivo das experiências foi trabalhar o sentido do tato. Os cientistas concluíram que, através da pele, podemos ficar a conhecer algumas características dos elementos que nos rodeiam. Tratou-se de uma aula empolgante, enriquecedora e divertida.

Nas seguintes aulas de Ciências, os alunos desejam continuar a fazer novas descobertas sobre o mundo e a dar asas à sua criatividade e curiosidade!

Experiência 1

Através da palpação descrever características dos objetos (liso, rugoso, áspero, macio, duro, mole, quente, frio,…) e identificá-los.

 

Experiência 2

Utilizar 3 recipientes, com água a diferentes temperaturas. Primeiro, colocar uma mão no recipiente com água muito fria e a outra mão no recipiente com água quente e aguardar alguns segundos. De seguida, colocar ambas as mãos no recipiente com água tépida e concluir que a sensação que temos de quente ou frio depende da temperatura a que está a mão.

2º ano, EB 1/JI de Carquejido

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: