O segredo das células!

Olá Cientistas!

Certamente já ouviste dizer que és parecido com os teus pais. Assim como, também, já deves ter reparado que tens a mesma cor de olhos que a tua mãe ou que o teu pai.

                              Mas porque será que isto acontece?                 

Na segunda aula de ciências, no dia 10 de outubro, a professora Ana explicou-nos que a hereditariedade, é a resposta a esta questão, e tudo começa numa molécula muito pequenina, o ácido desoxirribonucleico (ADN). 

O ácido desoxirribonucleico (ADN) ou DNA (em inglês) é uma molécula que codifica toda a informação genética, que existe em quase todos os organismos vivos.    Os humanos possuem triliões de células que constituem o corpo humano e, entre todo o 

conteúdo celular, existe uma estrutura designada por núcleo.A maioria do ADN localiza-se nesta estrutura (designando-se ADN nuclear), mas uma pequena parte localiza-se no interior de outra estrutura celular, a mitocôndria (designando-se ADN mitocondrial). A importância do ADN tornou-se evidente, quando os cientistas descobriram que este é formado por uma estrutura em dupla hélice – uma estrutura que lhe permite transmitir a informação biológica de uma geração para a seguinte.

O ADN é constituído por blocos químicos, chamados nucleótidos, que resultam da ligação entre:

  • Uma base azotada (A – adenina; G – guanina;                                   C – citosina; T – timina);
  • Uma pentose (um açúcar);
  • Um grupo fosfato.

A ordem ou sequência destas bases azotadas é que vai definir as caraterísticas biológicas, por exemplo TATTGAC poderá ser responsável pelos olhos verdes, enquanto a sequência TATCGAC poderá codificar os olhos castanhos.

Para extrairmos o ADN do kiwi precisamos de: 1 saco de plástico; 1 kiwi; 10 ml de solução de ADN; 1 funil; 1 tubo de plástico; 1 filtro de café; álcool etílico gelado e um pau de espetada.

Seguimos todos os passos: triturámos, no saco de plástico, o kiwi, até ficar em papa. Adicionámos a solução de extração e misturámos muito bem. Filtrámos o conteúdo do saco de plástico para o tubo tubo e juntámos o álcool etílico gelado.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

No final da aula, a professora Ana, construiu uma pequena parte de uma molécula de ADN com doces para percebermos melhor a estrutura desta.

Turma do 3ºano da EB1/JI dos Ribeiros

Professora Ana Fardilha

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: