“Chuva ácida” e “Etar”

O meio ambiente é constituído por tudo o que nos rodeia.

Ao longo dos anos, o Homem evoluiu tecnicamente para melhorar as condições de vida, mas não obedecendo às Leis da Natureza, está cada vez mais a poluir o nosso Planeta.

Nesta aula falámos sobre os diversos tipo de poluição e o que poderíamos fazer para melhorar o nosso meio ambiente.

Na primeira experiência “Chuvas ácidas” analisámos o efeitos da poluição do ar  sobres as nossas plantas. Para isso, plantámos 3 pés de alface em 3 vasos e regámos com diferentes soluções durante 15 dias.

O primeiro vaso regámos apenas com água destilada. O segundo com uma solução de 0,75ml de água destilada e 0,25ml de vinagre. O terceiro com uma solução 0,50ml de água destilada e 0,50ml de vinagre.

No início estavam assim:

DSC03605

No final ……

DSC03651

Verificámos que as plantas regadas com as soluções ácidas morreram e concluímos que quanto maior for a acidez maior o efeito prejudicial nas plantas.

Na segunda experiência analisámos o funcionamento de uma ETAR.

Para isso, montámos um sistema de filtragem usando uma garrafa cortada, algodão, carvão, areia e gravilha. Por baixo colocámos um copo.

DSC03639

Vertermos em cima a “água poluída” (mistura de água, terra, óleo e farinha) e abrimos a tampa da garrafa. esperámos um pouco e começou a sair água para o copo.

A água não saiu completamente transparente, mas verifcámos que tinha perdido a terra, o óleo e grande parte da farinha.

Rapidamente percebemos o que acontece numa Etar e a sua importância.

Realizado por: Turma 4º B da Escola EB1 do Parque

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
%d bloggers like this: