Experiências com som II

No passado dia 27 de abril a nossa professora de Ciências trouxe-nos mais experiências fantásticas, ainda relacionadas com o som, tema este já trabalhado em aulas anteriores.

A primeira experiência, ” Sirene Rotativa”, consistiu em fazer girar uma régua atada a um fio por um orifício, o que provocou um ruído, que era mais intenso, quanto mais rápido era a velocidade em que se girava. 

 DSC03474

Na experiência seguinte, ” Guitarra com elásticos”, colocamos, numa caixa, diferentes elásticos por ordem de espessura. De seguida, puxamo-los um de cada vez, provocando um som. Verificamos que se colocássemos um lápis em cada uma das extremidades da caixa, por debaixo dos elásticos e voltássemos a puxar, o som já era diferente. Concluímos que quanto mais esticados estiverem os elásticos, mais rápido vibram, produzindo notas mais altas.

 

Na terceira experiência, ” Kazoo de palhinha”, achatamos pontas de  palhinhas, cortamos as extremidades em bico e sopramos, fazendo-as vibrar. Produziu-se um som, que dependia do tamanho da palhinha. Assim, obtivemos vários sons, uns mais agudos, outros mais graves.

 

Por fim, realizamos a quarta experiência, ” Bee Hummer”, necessitando de vários materiais: elásticos, cartões, fio, espátulas de madeira, fita-cola e espuma.

Prendemos o cartão à espátula, com fita-cola. De seguida, cortamos duas tiras de espuma e prendemos a cada uma das extremidades da espátula, onde amarramos um fio a uma delas. Colocamos o elástico ao longo do comprimento da espátula, por cima da espuma. Finalmente agarramos o fio e rodamos, ao que se produziu um som, parecido com o zumbido de uma abelha, provocado pela vibração do elástico.

 

Adorámos fazer estas experiências, pois permitiu-nos saber mais sobre a produção de sons!

Realizado por: Turma 4ºA da Escola EB1 do Parque

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios
%d bloggers like this: