Os animais

A aula do dia 28 de abril, dinamizada pela professora Guida, no 1ºB da EB do Parque, envolveu um caracol!

Inicialmente começamos por visualizar um PowerPoint, com vários animais, através do qual falamos acerca da grande diversidade de animais que existe e que cada espécie possui caraterísticas próprias, como a cor, tamanho, tipo de alimentação, ambiente em que vive, tipo de revestimento do corpo, forma de locomoção e etc.

Depois das explicações preciosas da professora Guida, acerca das precauções a ter com o manuseamento da lupa e dos cuidados a ter com os bonitos exemplares da classe gastropoda conseguimos observar os caracóis que teimavam em sair da folha branca onde foram colocados para observação! Foi muito divertido e como somos muito curiosos, fizemos muitas perguntas à professora.

Aprendemos que o caracol tem uma concha (em espiral) e quando nasce já a têm, porque faz parte do seu corpo.

Pensavamos que os caracóis tinham “corninhos” mas descobrimos que têm tentáculos, pois fazem parte de um grande grupo de animais que são os moluscos. Na ponta dos tentáculos maiores estão os olhos.

Ficamos muito espantados quando descobrimos que os caracóis não gostam muito de sol e recolhem o seu pé (em forma de palmilha ventral) e a cabeça (distinta com tentáculos e olhos) e ficam recolhidos até que as condições ambientais sejam favoráveis. Assim, alimentam-se, sobretudo durante a noite, quando está mais fresco.

No verão, quando está muito calor, produzem um muco mais espesso que tapa a abertura da concha e permite que não desidratem e que fiquem colados às superfícies.

A sua reprodução também é um pouco estranha! Cada animal possui os dois órgãos reprodutores (são hermafroditas) necessitando, de igual forma, de um parceiro para que a reprodução aconteça.  Põem ovos e enterram-nos.

Este contacto direto com animais é sempre muito interessante e divertido. A nossa participação e atenção foram muito evidentes e as aprendizagens de hoje ficarão para sempre marcadas nas nossas vidas e nos farão olhar para os caracóis de uma forma mais cuidada.

É ainda importante referir, que no final da aula, estes animais simpáticos foram colocados no seu habitat natural onde puderam desfrutar de uma deliciosa refeição à base de alfaces e maçãs!!!

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

1ºB, EB 1/JI do Parque

Professora Marisela Oliveira

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: