As plantas – A influência dos fatores abióticos

A nossa aula hoje foi dedicada ao fabuloso mundo das plantas!

Uma planta completa é constituída por raiz, caule, folha, flores e frutos. Estes seres vivos, para se desenvolverem necessitam de água, sais minerais, ar e luz do Sol.plantas
Existem diversos tipos de plantas, que podem nascer e crescer sem a ajuda do Homem – plantas espontâneas – e outras que podem ser semeadas ou plantadas pelo Homem – plantas cultivadas.
As plantas podem ser usadas para diversos fins, desde o fabrico de medicamentos, passando pela alimentação de vários seres vivos, ornamentação…

Experiência 1: “Será que as plantas da mesma espécie podem viver com níveis de humidade diferentes?”

Colocámos terra em 4 vasos iguais com uma pequena alface e identificámos os vasos com as letras A, B, C e D. O vaso A foi regado diariamente com 4 colheres de água, o vaso B com 2 colheres de água, o vaso C com 1 colher de água e o vaso D não seria regado. Esta tarefa foi repetida durante 15 dias.

collage1
Concluímos que as plantas regadas com maior quantidade de água desenvolveram-se mais, pois a água condiciona o crescimento das plantas. As nossas previsões estavam corretas!!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Experiência 2: “As plantas necessitam de ar para se desenvolverem?”

Mais uma vez colocámos terra em dois vasos e uma alface em cada um e identificámos com a letra A e B. Tapámos o vaso B com um pequeno saco de plástico preso ao caule, para que não saísse nem entrasse ar. Ficaram na janela 15 dias.

collage2

O vaso A exposto ao ar cresceu normalmente, enquanto a alface do vaso B ficou com uma cor amarelada e com gotículas de água presas ao interior do plástico. Assim concluímos que as plantas precisam de ar para se desenvolverem e respirarem.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Experiência 3: “De que forma a luminosidade condiciona o crescimento das plantas?”

Foram colocadas três couves nos respetivos vasos A, B e C num local iluminado. O vaso A ficou diretamente exposto à luz solar, o vaso B permaneceu dentro de uma caixa e o vaso C foi colocado numa caixa com uma abertura na tampa. Ficaram 15 dias na janela da sala de aula.

collage3
Podemos concluir que a luminosidade influencia o crescimento das plantas, pois a couve do vaso A cresceu normalmente, a couve do vaso B desenvolveu-se pouco e começou a ficar com o caule e as folhas amareladas e a última couve ficou com o caule inclinado na direção da luz solar (orifício da tampa).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Conhecer a influência dos fatores abióticos nas plantas foi um tema muito aliciante. Adorámos ser os “cuidadores” destes pequenos seres vivos ao longo de quinze dias, pois assim aprendemos, também, a conhecer e a respeitar o fascinante mundo das plantas.

2.ºA – EB1 do Espadanal

Professora Ana Vinha

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: