As propriedades do ar!

Olá Cientistas!

A atmosfera terrestre é formada por uma massa de gases que envolve todo o planeta.balao_1

Na atmosfera, da qual faz parte o ar, distinguem-se diferentes camadas que, no seu conjunto, desempenham funções essenciais para manter a vida na terra.

O ar é uma mistura de gases. Nessa mistura o azoto é o gás mais abundante, ocupando 78%, do volume total. O oxigénio, outro gás presente no ar, ocupa 21%. Misturado com o azoto, o oxigénio torna o ar respirável.

Finalmente, o dióxido de carbono, vapor de água, o hidrogénio e diversos gases raros estão presentes em muito menor quantidade, cerca de 1%.

Na nossa aula de ciências, do dia 17 de janeiro, a cientista Ana levou-nos à descoberta das propriedades do ar, com a realização de pequenas e divertidas experiências.

Experiência 1:  “Quais são as características do ar? Tem cor, cheiro ou sabor?                                                   Tem peso? pode ser comprimido? Muda de forma?

Materiais necessários:materiais

  • Balança eletrónica
  • Balão de borracha
  • Seringa

Como fizemos:

Cor, cheiro e sabor

1.Recorremos aos nossos sentidos e verificámos se o ar tem cor, cheiro ou sabor.

Peso

2. Pesámos, na balança eletrónica, o balão de borracha vazio.
3. Enchemos o balão de ar e colocámos na balança
4. Registámos o resultado.

collage_1

Compressibilidade

5. Puxámos o êmbolo da seringa, para que o ar entrasse para o seu interior.
6. Tapámos o orifício de saída com um dedo e empurrámos o êmbolo.
7. Com o dedo a tapar o orifício e soltámos o êmbolo da seringa.
8. Observámos e registámos o resultado.

collage_2

Mudança de forma

9. Puxámos o êmbolo da seringa, para que o ar entrasse para o seu interior.
10. Adaptámos a abertura do balão de borracha ao orifício da seringa e empurrámos o êmbolo.
11. Observámos e registámos o resultado.

collage_3

Registo dos resultados:

novo-apresentacao-do-microsoft-powerpoint

Concluímos que:

O ar é incolor, insípido e inodoro.  

O ar tem peso. Este é compressível e apresenta forma variável.

Experiência 2: “O que acontece ao ar quente?”

Materiais necessários:mar

  • Balão de borracha
  • Uma garrafa de plástico
  • Dois recipientes
  • Água quente
  • Água tépida
  • Cubos de gelo

Como fizemos:

1. Enchemos um recipiente com água quente e o outro com água tépida e colocámos cubos de gelo.

2. Ajustámos a abertura do balão no gargalo da garrafa.

3. Colocámos a garrafa dentro de água quente e esperámos um minuto.

4. Colocámos a garrafa dentro de água fria e esperámos um minuto.

Registo dos resultados:

collage_5

Concluímos que:

O ar aquecido fica mais leve e sobe e é por isso que enche o balão.

O ar quente é menos denso que o ar frio.

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2ºA – EB1/JI do Parque

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