Indicador de PH caseiro

Como sempre acontece, as aulas de ciências experimentais despertam-nos a curiosidade e o gosto pela descoberta.

A nossa última aula, realizada no dia 10 de novembro, não foi exceção. Aprendemos que os químicos classificam as substâncias de acordo com as suas propriedades. Uma das classificações possíveis consiste em agrupar as substâncias em ácidas, básicas e neutras, sendo para isso necessário saber o seu pH, o qual se representa por um número de 1 a 14.

escala-ph

Na aula realizámos a atividade, “Couve roxa – indicador de pH caseiro”. Utilizámos a couve roxa, como indicador ácido/base, pois ela muda de cor quando é misturada com outras substâncias. Como reagentes usámos: água da torneira, coca-cola, vinagre, laranja (sumo), detergente da roupa, pasta de dentes, leite, limão (sumo) e limpa-vidros. 

Seguimos o procedimento experimental, sempre com a preciosa ajuda da professora Luísa, e no final pudemos concluir que: a coca-cola, o vinagre, o limão e a laranja pertencem ao grupo das substâncias ácidas; o leite e a água ao grupo das substâncias neutras; a pasta de dentes, o detergente da roupa e o limpa-vidros ao grupo das substâncias básicas.

Esta experiência foi concluída… ansiosos, ficámos à espera da próxima.

Realizado por. Turma do 4º A da Escola EB1 do Espadanal

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Advertisements
%d bloggers like this: