Olá Cientistas!
Os cinco sentidos permitem-nos conhecer o que nos rodeia e distinguir as sensações agradáveis das desagradáveis.
Os olhos, o nariz, os ouvidos, a língua e a pele são os órgãos dos sentidos.
Com os nossos ouvidos, escutamos os sons que nos rodeiam. Escutamos música, a voz dos outros, mas também o ruído desagradável do motor de uma mota. Os ouvidos são os órgãos do sentido da audição.
Com os olhos conseguimos ver as cores, a forma e o tamanho das coisas. Os olhos são os órgãos do sentido da visão.
Nesta aula de ciências, a cientista Ana desafiou-nos a testar o sentido da visão e da audição. Estás curioso?
Experiência 1:“Porque razão pestanejamos?
- Um secador de cabelo
- Uma bola de algodão
- Relógio
Como fizemos?
- Observámos, atentamente, os olhos de um colega e descrevemos o que observámos.
- Registámos o número de vezes que o colega pestanejou num minuto.
- Ligámos o secador na opção de menor calor e dirigimos para o rosto de um colega.
- Observámos e registámos o número de vezes que o colega pestanejou num minuto.
- Atirámos uma bola de algodão ao rosto de um colega e observámos a reação.
Registo dos resultados:
Eduarda (sem secador) – Pestanejou 12 vezes.
Eduarda (com secador) – pestanejou 27 vezes.
Concluímos que:
Pestanejamos mais vezes com o secador porque o vento faz secar os olhos. Quando um objeto se aproxima do rosto, pestanejamos para proteger os olhos.
Pestanejamos para manter os olhos húmidos e para os proteger dos objetos.
Experiência 2: “Põe-te à prova!”
- Folha de papel
- Marcadores
- Venda
Como fizemos:
- Fizemos um desenho numa folha de papel
- Com os olhos vendados, tentámos reproduzir o mesmo desenho noutra folha de papel.
- Retirámos a venda e observámos os dois desenhos.
Registo dos resultados:
Concluímos que:
Para identificarmos as cores dos marcadores usámos os olhos. A este sentido chamamos visão. Os órgãos responsáveis por este sentido são os olhos.
Experiência 3: “Descobre o que estás a ouvir!”
Nesta experiência testámos o sentido da audição. Assim, agitámos os frascos de forma a descobrir os materiais que estavam no seu interior.
Concluímos que:
Para ouvir os sons, usei os ouvidos. Estes permitem-nos ouvir os sons à nossa volta. A este sentido chamamos audição.
Experiência 4: “Quantas imagens vês?!”
- Cartolina
- Tesoura
- Cola
- Um fio
Como fizemos:
- Recortámos os dois círculos do desenho.
- Colámos os dois círculos de acordo com a imagem.
- Com cuidado fizemos dois furinhos nas extremidades.
- Passámos um fio em cada furo e prendemos com um nó.
- Fizemos rodas o disco e observámos.
Concluímos que:
São duas imagens mas só conseguimos ver uma.
2º Ano – EB1 das Fontainhas
Deixe uma Resposta