À volta dos sentidos! – I

 

Olá Cientistas!

Nós somos os alunos do 2º ano, da escola EB1 Condes Dias Garcia, e queremos partilhar convosco o que fizemos na aula de ciências.novo-apresentacao-do-microsoft-powerpoint-2

No dia 22 de novembro, a professora de ciências desafiou-nos a testar alguns dos nossos sentidos.

O nosso contato com o mundo é feito através dos sentidos: visão, audição, gosto ou paladar, tato e olfato. Os cincos sentidos ajudam o nosso corpo a perceber o mundo que nos rodeia.
Através da nossa pele, conseguimos sentir as coisas. Esta é o maior órgão do nosso corpo. Se a pudesses tirar e estender, mediria cerca de dois metros quadrados, tendo quase a mesma área do que um colchão de uma cama individual das grandes! Mas é principalmente com as nossas mãos que sentimos melhor. Quando isto acontece, estamos a utilizar o sentido do tato. É através deste sentido que recebemos imensa informação sobre o mundo que nos rodeia, mas nem todas as zonas da pele têm a mesma sensibilidade.

O nariz é o órgão do sentido do olfato ou cheiro. Com ele sentimos os cheiros agradáveis e os desagradáveis.
A nossa língua consegue saborear as coisas, isto é, se são doces ou salgadas, amargas ou ácidas. Quando isto acontece, estamos a utilizar o sentido do gosto ou paladar.

Experiência 1: “O que pode influenciar a sensação de quente e frio?

Precisámos de:

  • 3 Recipientes (por exemplo: 3 garrafões de água cortados)
  • Água quente e tépida
  • Cubos de gelo
  • Termómetro 

Como fizemos:

  1. Identificámos os três recipientes com as letras A, B e C.
  2. No recipiente A colocámos 1,5 litros de água tépida e adicionámos alguns cubos de gelo.
  3. No recipiente B colocámos 2 litros de água tépida.
  4. No recipiente C misturámos água quente com água tépida de modo a termos uma temperatura de 45ºC.
  5. Registámos na tabela a temperatura dos três recipientes.
  6. Colocámos a mão direita no recipiente A e a mão esquerda no recipiente C.
  7.  Contámos até 20 (cerca de 20 segundos). Tirámos as mãos da água e colocámos ambas no recipiente B.

Registo dos resultados:

novo-apresentacao-do-microsoft-powerpoint-2

 

Concluímos que:

A sensação de quente ou de frio depende da temperatura a que está a mão.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Experiência 2: “À descoberta dos objetos!”

Precisámos de:

  • Sacos de pano
  • Objetos variados com diferentes texturas

Como fizemos:

  1. Sem espreitarmos para dentro do saco, colocámos a mão e tentámos descrever como era o objeto.
  2. Identificámos o objeto.
  3. Retirámos do saco e verificámos se acertámos!

 

Registo dos resultados:

novo-apresentacao-do-microsoft-powerpoint-2

Concluímos que:

Para identificar os objetos usámos os dedos da mão.  Através da pele conseguimos distinguir como são os objetos. Este sentido chama-se tato e o seu órgão é a pele

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Experiência 3: “Descobre o que estás a cheirar!”

Precisámos de: Copos de plástico, elásticos, etiquetas e cheiros misteriosos.

Como fizemos:

  1. Identificámos o aroma de cada um dos copos.
  2. Registámos na tabela o material que parecia estar dentro do copo.
  3. Destapamos  copo e verificámos o que continha.

Registo dos resultados:

novo-apresentacao-do-microsoft-powerpoint-2

Concluímos que:

Para identificar os cheiros ou odores usámos o nariz. Este órgão permite-nos sentir os cheiros à nossa volta. O sentido que acabamos de utilizar chama-se cheiro ou olfato. O órgão responsável por este sentido é o nariz.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Experiência 4: “Sabores misteriosos!”

Na última experiência testámos o sentido gosto ou paladar. Assim, com os olhos vendados tentámos identificar os diferentes sabores (ácido, amargo, doce e salgado) e através deles adivinhar qual o alimento correspondente.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Concluímos que:

Para sentir os sabores, usei a língua. Neste órgão temos as papilas gustativas, que nos fazem sentir os vários sabores. Este sentido chama-se gosto ou paladar e o seu órgão é a língua.

Por fim, usámos os nossos sentidos para identificar as caraterísticas da nossa amiga urtiga.

31

2º Ano – EB1 Condes Dias Garcia

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: