Incêndios – Como prevenir…

O tema da nossa aula experimental foi a prevenção de incêndios e conversamos sobre as formas de prevenir e agir em caso de incêndios em casa, na escola ou na floresta.

Aprendemos o que é a combustão, os materiais que a provocam (combustíveis) e o que a torna possível (comburente).

Na experiência 1, colocámos três velas acesas em cima de um tabuleiro e tapamos duas delas com frascos de tamanhos diferentes. Concluímos que as velas apagam-se quando se consome o oxigénio do ar que existe no interior dos frascos.

Na experiência 2, juntamos numa garrafa bicarbonato de sódio e vinagre e aproximámos da chama de uma vela. Rapidamente verificámos que esta se apagava. O gás que se formou no interior da garrafa era dióxido de carbono e ao aproximar da chama apagou-a, porque o oxigénio deixou de estar disponível para manter acesa a chama.

Na experiência 3, juntámos em um frasco bicarbonato de sódio e vinagre que formou dióxido de carbono e num outro frasco misturamos água oxigenada com lixívia que formou oxigénio. Quando colocámos uma vela acesa no primeiro frasco ela apagou-se, ficando apenas o pavio incandescente e ao passar para o segundo recipiente a chama reacendeu. Concluímos que para existir combustão é necessário haver oxigénio e materiais combustíveis.

Gostamos muito desta atividade porque através dela percebemos o que é necessário para haver chama e como apaga-la.

Realizado por: Turma 4º ano da Escola EB1 de Conde Dias Garcia
%d bloggers like this: