1,2,3….Ação!!!

Para realizarmos uma ação é necessário que os nossos músculos, ligamentos, tendões, ossos e articulações trabalhem em conjunto.

Nesta aula de ciências falamos sobre os músculos. Aprendemos que são constituídos por fibras musculares e são altamente irrigados por sangue, o que lhes confere uma cor vermelha. São responsáveis não só pelo movimento do nosso corpo mas também pela produção de calor, postura, sustentação corporal e movimento de substâncias como os alimentos, sangue e urina no nosso interior. Podem contrair de forma voluntária e/ou  involuntária, mas sempre comandados pelo nosso cérebro através de impulsos elétricos.

Relembramos que por cima de todas estas estruturas existe o maior órgão do nosso corpo, a pele. Que desempenha também importantes funções de proteção e barreira, controlo da nossa temperatura corporal, excreção de substâncias tóxicas, produção de vitamina D e nos dá o sentido do tato.

Nesta experiência usamos patas de galinha e um alicate. Começámos por analisar todas as estruturas que a constituem, descrevemos o que observamos e até fizemos um desenho. Mas o mais divertido foi usar o alicate para puxar os vários tendões que existem na pata de galinha e assim conseguirmos mexer um dedo de cada vez ou todos de uma só vez.

Aqui estão algumas das nossas opiniões acerca desta experiência.

 

“Esta experiência foi interessante! A pata parecia a mão de um bebé! Quando mexíamos o tendão e dizíamos “Olá” parecia que a pata estava viva.”      

Ana Rosa

“Eu adorei! Tínhamos imensos tendões! Um levantava um dedo, outro levantava todos… Gostava muito que esta experiência se repetisse milhões de vezes. Foi inesquecível!”         

Mariana Fernandes 

“Eu gostei da experiência porque era engraçado ver que a “mão” da galinha tinha um tendão por dedo.”     

Andreia

“Gostei muito desta experiência porque gostei de mexer nos tendões.”    

Luana

“Eu adorei esta atividade porque gosto de ver os tendões e assim compreender melhor o funcionamento do meu corpo.”   

Juliana

“Eu observei que cada tendão tem a sua função para  mexer com a pata da galinha.  Eu gostei da experiência porque consegui perceber o funcionamento dos tendões.”

Maria

“Eu gostei muito porque foi engraçado puxar nos tendões e ver os dedos a mexer.”

Ana Rosa

“Foi fixe e eu adorei! Quando puxei os fios brancos (tendões) corretos os respetivos dedos mexiam.”

Sofia Fernandes

“Observei a pata da galinha e os tendões. Eram muito moles e causavam vários movimentos. Eu gostei porque como trabalhem os tendões era uma grande curiosidade!”       

 Mariane

“Eu gostei de puxar pelos tendões porque os dedos mexiam.”    

Afonso

“Eu gostei desta experiência porque vi como funcionava a pata da galinha e os tendões, com a ajuda de um alicate. “    

Mariana Francisca

“Eu gostei da experiência das patas porque descobri que quando se estica o tendão a pata mexe-se.”

Gustavo

“Eu adorei porque antes não entendia como é que o tendão fazia mexer. Agora já entendo!”     

  Ana Sofia Oliveira

“Eu nunca visto os tendões de uma pata de galinha. E vi que por debaixo da pele tinha músculo!”

Leonor

“Eu gostei da movimentação dos dedos quando puxávamos o tendão!”                  

  Joana

“Eu gostei muito da experiência! Quando puxámos e soltávamos os tendões a pata fechava e abria!”

Ana Rita

“Eu aprendi uma experiência nova! Cada dedo tinha um tendão. E Havia um tendão para abrir e fechar a pata!”

 Andreia

“Eu não sabia que tínhamos tantos tendões! Eu descobri que cada dedo tinha um tendão.”

Ana Silva Pereira

“Eu descobri que cada um dos tendões tinha uma ligação a cada dedo.”

 Rafael

“Gostei de puxar os tendões e vi que eles estavam ligados!”

  Rodrigo

“Eu gostei de puxar os tendões… Foi uma grande descoberta! Foi a primeira vez que vi os tendões!”

  Sofia M. Pinto

“Foi divertido ver as formas que os dedos da pata da galinha faziam quando puxava os tendões.”  

Martim

Realizado por: Turma do 4º ano da Escola EB1 de Casaldelo

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

