Sementes Mágicas!

Olá amigos!

Somos os pequenos cientistas do 1ºA, da escola EB1 Conde Dias Garcia, e vamos contar o que aprendemos na última aula de ciências.31908373-happy-cartoon-kids-spring-activities

Tal como os animais, também as plantas são seres vivos, pois nascem, crescem, vivem, reproduzem-se e morrem. Assim, a cientista Ana começou por nos ensinar que um planta completa é constituída por raiz, caule, folha, flor e fruto. 

Para ficarmos a conhecer melhor o Reino das Plantas fomos desafiados a realizar as seguintes experiências:

Experiência nº 1:

“Conhecem alguma semente? Será que as sementes são todas iguais?”

Para encontrarmos a resposta a estas questões formamos conjuntos de sementes tendo em conta a cor, o tamanho, a forma e a textura de cada uma.

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Concluímos que:

As sementes apresentam cor, tamanho, forma e textura diferentes.

Experiência nº 2:

“De que precisam as sementes (feijões) para germinar?”

Precisámos de:

  • 4 Vasos
  • 12 Feijões
  • Água
  • Terra para jardim

Como fizemos:

  1. Colocámos a mesma quantidade de terra nos quatro vasos.
  2. Identificámos os vasos com as letras A, B, C e D.
  3. Colocámos em cada vasos 3 feijões, à mesma profundidade.
  4. Adicionámos um pouco de água nos vasos B, C e D.
  5. Colocámos os vasos A, B e C junto à janela da  nossa sala.
  6. Colocámos o vaso D num local escuro.

A nossa previsão:

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O que verificámos:

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O que concluímos:

As sementes dos vasos B, C e D  germinaram.

As sementes do vaso A não germinou por falta de água.

Para germinarem, as sementes precisam apenas de água.

Experiência nº 3:

“Será que é possível encontrar cravos azuis?”

Precisámos de:

  • 3 Cravos brancos
  • 3 Garrafas de plástico vazias
  • Água
  • 3 Corantes alimentares, de cor azul, verde e vermelho.

Como fizemos:

  1. Colocámos um pouco de água e algumas gotas de corante, com o objetivo de a água ficar muito colorida.
  2. Colocámos um cravo branco em cada uma das garrafas.

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O que verificámos:

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Concluímos que:

Dentro do caule das flores existem tubos fininhos que as ajudam a sugar a água. Quando colocamos uma flor dentro de água, esta é puxada para o interior desses tubos. À medida que a água sobe, vai puxando mais água do fundo. As nervuras das pétalas destas flores vão mudando à medida que a água chega até elas e vão ficando cada vez mais coloridas à medida que recebem mais água.

Experiência nº 4:

“Como ficarão as folhas de alho-francês se juntar açúcar à água?”

Precisámos de:

  • Algumas folhas de alho-francês
  • 2 Copos com água até meio
  • Açúcar
  • Uma colher

Como fizemos:

  1. Identificámos os copos com A e B.
  2. Juntámos 4 colheres (de sopa) de açúcar no copo A.
  3. Misturámos bem até se dissolver todo o açúcar .
  4. Colocámos duas ou três folhas de alho-francês em cada copo.
  5. No dia seguinte, provámos um pedaço das folhas que estiveram no copo A e outro pedaço das que estiveram no copo B.

A nossa previsão:

As folhas do copo A têm um sabor doce e as do copo B, amargo.

 

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O que verificámos:

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  • As folhas do alho-francês que se encontravam no copo A ficaram doces.
  • As folhas do alho-francês que se encontravam no copo B continuaram amargas.

Conclusão:

As folhas do alho-francês ficam doces se adicionarmos açúcar à água. 

 

Escola EB1 Conde Dias Garcia

Professora Isabel Abelheira

 

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