“Pega-monstros!!!”

Esta experiência tem como base uma reacção química de polimerização. O “pega-monstros” é um polímero de silicone que resulta da reacção entre a cola líquida e o borato de sódio.

O “pega-monstros” é um fluído que apresenta propriedades viscosas. A sua viscosidade depende da temperatura e pode ser alterada pela acção mecânica. Quando é esticado, forma fios mas, se for esticado abruptamente, pode partir-se. Em forma de bola, quando cai, salta e praticamente não sofre deformações se sofrer pancadas.

Material necessário:

  • Cola líquida
  • Água
  • Corante alimentar
  • Recipiente de plástico
  • Colher metálica
  • Solução de borato de sódio
  • Copos medidores

Como fazer:

  1.  Coloca 30 ml de cola líquida no copo.
  2.  Adiciona 20 ml de água e mexe bem.
  3.  Junta algumas gotas de corante e mexe até obter uma mistura homogénea.
  4.  Adiciona 15 ml da solução de borato de sódio e mexe muito bem.
  5.  Retira a parte sólida do copo e deita fora o excesso de líquido.

Após o “pega-monstros” estar pronto, testámos as suas capacidades!

Deixo aqui os comentários dos cientistas:

” Os “pega-monstros” são viscosos”

Inês Miranda

“A experiência de hoje foi brutal! Fizemos um “pega-monstros” e ele colou-se à minha cara! Quem me dera que fosses a minha professora para sempre!”

Bruno

“Esta aula foi altamente e inesquecível!”

Marta Ferreira

“Foi a experiência mais divertida de todas!”

Mariana Santos

” A coisa que mais gostei de fazer hoje foi o “pega-monstros”. Super pegajosos!!”

Anónimo

“Gostei muito desta experiência porque é divertida e viscosa.”

Anónimo

“Eu adorei a experiência com o  “pega-monstros”!”

Maria Santos

“Eu gostei muito desta experiência e o meu “pega-monstros” é muito fixe! Obrigada professora por seres a nossa professora de ciências.”

Carolina Silva

“Esta aula foi muito divertida!”

Anónimo

” O “pega-monstros” foi uma das coisas que eu gostei mais neste ano todo.”

Inês Sofia

“Eu adorei esta aula e espero que volte a acontecer!”

João

“O “pega-monstros” é muito divertido e pegajoso”

Anónimo

“Foi fantástico! Eu adorei!”

Helena

“Eu gostei muito da aula de hoje porque fizemos um “pega-monstros”.”

Anónimo

” Eu gostei da aula de hoje  e gostei muito do meu “pega-monstros”.”

Mafalda Rodrigues

“Foi muito divertido e engraçado!”

Joana Araújo

“Eu gostei da aula! Foi a melhor de todas!”

Anónimo

“Foi divertido! Especialmente a foto!”

Luana

“Gostei muito do “pega-monstros”! É fantástico!”

Mariana A.

“Gostei da experiência e também gostei de tocar no “pega-monstros”! Foi divertido!”

Anónimo

” Eu adorei fazer o “pega-monstros” e brincar com ele, com todos os meus amigos! Obrigado à minha professora de ciências!”

Leonardo

“Eu acho que esta atividade foi muito gira! Eu gostei muito de fazer o “pega-monstros”.”

Inês Matos

“Adorei a experiência! Foi a melhor!”

Anónimo

” Adorei fazer esta aula! Apesar de estar toda suja, diverti-me! Com o meu “pega-monstros”, os meus amigos… Enfim… Foi espetacular!”

Inês Almeida

Turma do 3ºA da Escola EB1 de Carquejido

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

