Experiências sobre pressão atmosférica

Na última aula de Ciências, os Pequenos Cientistas do 4º A dos Ribeiros estudaram a pressão atmosférica.

A professora Guida começou por nos explicar que o ar exerce uma força sobre todos os objetos – pressão atmosférica. À medida que aumenta a altitude, diminui a quantidade de oxigénio e essa pressão diminui, daí que, quando subimos uma serra ou levantamos voo num avião, sintamos dor de cabeça e de ouvidos.

De seguida, realizámos algumas atividades experimentais para entendermos a pressão que exerce o ar. Começámos por colocar uma régua em cima de uma mesa, 1/3 do lado de fora da mesa e 2/3 do lado de dentro. Por cima da parte da régua que estava dentro da mesa colocámos uma folha A4. Ao dar pequenas pancadas na régua esperávamos que a folha caísse, mas isso não aconteceu. Isto deve-se ao ar que exerce pressão sobre a folha de papel e que a impede de elevar-se.

IMG_4166            IMG_4167

Depois, utilizámos vários utensílios para transferir água de um recipiente para outro e percebemos que isso é possível devido às diferenças de pressão atmosférica. O utensílio que é mais eficiente, em termos de rapidez na transferência da água é o tubo, mas o que nos deu mais satisfação usar foi a pipeta! Ao apertarmos a pipeta retiramos o ar e diminui a pressão no seu interior. A água entra ocupando o espaço deixado pelo ar, de forma a equilibrar as pressões.

IMG_4170           IMG_4171

IMG_4172           IMG_4174

A última experiência intitulava-se “Balão engarrafado”. Foi necessário uma garrafa de vidro, um balão, água, um funil, um jarro elétrico e uma bacia. Com a água quente e a água fria obtivemos diferenças de pressão fora e dentro da garrafa. A força da pressão atmosférica fez com que o balão enchesse dentro da garrafa, que passou a ser a posição de equilíbrio.

IMG_4179

Realizámos várias experiências para perceber o conceito de pressão atmosférica, mas a de que gostámos mais foi aquela em que virámos para baixo um copo cheio de água, tapado apenas com um pedaço de cartolina, e a água não caiu. Isto aconteceu porque dentro do copo não havia ar, a cartolina “colou” ao rebordo do copo e, ao virar o copo, a pressão exercida pelo ar impediu que a cartolina caísse.

IMG_4176          IMG_4177

Foi mais uma aula super divertida e na qual aprendemos muito!

4º A, EB 1/JI de Ribeiros

Professora Diana Leal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: