“Para tua saúde…Cuida do teu corpo!”

No dia 24 de fevereiro a professora de Ciências propôs a realização de duas experiências para aprendermos a cuidar do nosso corpo.

Primeiro, aprendemos que devemos ter muito cuidado com a nossa pele, uma vez que é o maior órgão do nosso corpo.  Logo a seguir fizemos uma experiência, proposta pela cientista Luísa com o título : “ Existência de microrganismos!”.

Seguindo o protocolo, quatro alunos sujaram as mãos. O aluno A não lavou as mãos, o aluno B passou as mãos por água, o aluno C lavou com água e sabão e o aluno D lavou com água e sabão e desinfetante.

Imagem2

Passamos um cotonete nas mãos dos alunos A,B,C e D e esfregamos os cotonetes numa gelatina enriquecida incolor, identificamos os quatro recipientes com as letras A,B,C e D e aguardamos três dias para ver o que acontecia.

Imagem1

Imagem3

Passados três dias, reparamos que alguns recipientes estavam diferentes. Aqui ficam as imagens.

Imagem4

Resultados:

No recipiente A existiam muitas colónias de microrganismos;

No recipiente B existiam alguns;

No recipiente C só uma pintinha;

  E no recipiente D a gelatina continuava incolor.

Com esta experiência, chegamos à conclusão que devemos lavar muito bem as mãos para não ingerirmos microrganismos que podem afetar a nossa saúde, podendo deixar-nos doentes.

Na segunda atividade falamos sobre o que pode influenciar o nosso estado de saúde. Aprendemos que devemos dizer não a comportamentos que prejudicam o nosso corpo. Para isso, realizamos uma experiência: “ Como ficam os pulmões de um fumador?”.

Construímos um modelo do “aparelho respiratório” e demonstramos como fica os pulmões de um fumador.

Imagem5

Concluímos que quanto mais se fumar, mais escuros ficarão os pulmões, deixando de funcionar corretamente.

 

Alunos do 3º ano da EB1 das Fontaínhas

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
%d bloggers like this: