Experiências sobre eletricidade

lampada-acesa
i
No dia onze de março de 2016, realizámos duas experiências sobre a eletricidade. Antes de as realizarmos, estivemos a conversar e vimos um powerpoint sobre a importância, os cuidados a ter, a sua proveniência e o impacto ambiental que pode provocar.
De seguida, realizámos a primeira experiência, que tinha a ver com fricção. Para o fazer, utilizámos um balão, açúcar e pedacinhos de papel. Primeiro, enchemos o balão e friccionámos bem na roupa ou no cabelo. Depois, colocámos o balão sobre o açúcar e o papel e verificámos que o balão os atraía. Percebemos que através da fricção é possível produzir eletricidade estática.
Para a segunda experiência, precisámos de uma pilha de 4,5 volts, outra de 1,5 volts, dois fios de cobre revestidos com crocodilos nas pontas e uma lâmpada de 3,5 volts. Primeiro, experimentámos acender a lâmpada apenas encostando a pilha e verificámos que nada aconteceu. De seguida, usámos apenas um fio de cobre para fazer a ligação, e o resultado foi o mesmo. Finalmente, utilizámos dois fios de cobre e verificámos que a lâmpada acendeu utilizando ambas as pilhas.
Concluímos assim, que para acendermos uma lâmpada, tem de haver uma ligação (circuito fechado) entre a pilha e a mesma. A lâmpada é um ponto de passagem da corrente elétrica.
Achámos estas experiências muito interessantes, porque conseguimos perceber como se faz luz!!
 i

Este slideshow necessita de JavaScript.

4ºA, EB 1 Parque

Professora Rute Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: