“Separação de misturas”

Imagem2Imagem1

Esta semana tivemos mais uma aula de ciências, a qual aguardamos sempre com muita curiosidade, para descobrir que  atividade  a cientista Luísa nos vai trazer! Ficámos, então, a saber que o tema da aula era a separação das misturas.

Os desafios colocados pela Professora incentivaram a experimentação e a pesquisa, sem menosprezar o carácter lúdico de que se revestem as aprendizagens em idade pré-escolar

Finalidade da atividade: Experimentar diferentes filtros e verificar qual o que funciona melhor para separar uma mistura de água com vários materiais.

Questão- problema: ”Qual é o melhor filtro para separar a água e a areia?”

Foi perguntado às crianças qual seria o “melhor” e o “pior” filtro e porquê. As ideias das crianças foram registadas.

Imagem5Aplicou-se cada um dos materiais nos funis previamente colocados num copo. As crianças verteram a mistura em cada um dos “filtros” a testar e observaram o que acontece ao líquido que atravessa o filtro. Registaram as suas observações para cada uma das situações ensaiadas:

Imagem4Houve um grande interesse por parte dos alunos, tendo em conta que todos participaram na atividade Além disso, ocorreram várias opções de separação de misturas, despertando criatividade, curiosidade e capacidade de relacionar as situações do dia-a-dia. Esperamos com expectativa a próxima aula para mais experiências ……….

Este slideshow necessita de JavaScript.

Jardim de Infância da Escola EB1 Conde Dias Garcia

%d bloggers like this: