Esqueletos

 

A segunda aula de Ciências foi dedicada ao tema “esqueletos”. Começámos por ver uma apresentação. O Primeiro diapositivo era o seguinte:

1ºdiapositivo

A professora Guida colocou-nos a questão: Que relação haverá entre estas duas estruturas (fémur humano e a torre Eiffel)?

Concluímos que ambas desempenham uma função de sustentação. Mas, a imagem da torre Eiffel não estava ali por acaso, afinal o desenho da torre foi inspirado no osso fémur humano.

Em 1850, o anatomista Hermann Von Meyer estudou o fémur humano, fez muitos cálculos e concluiu que este osso poderia suportar muito peso. Passados 20 anos, o arquiteto assistente de Gustave Eiffel inspirou-se neste estudo para projetar a torre Eiffel.

Falámos, também nas diferenças entre esqueletos internos (endoesqueletos), esqueletos externos (exoesqueletos) e hidroesqueletos, bem como, de exemplos de animais pertencentes a cada categoria.

Depois, o assunto foi o esqueleto humano: número de ossos do esqueleto, localização, função, classificação quanto à forma e ao tamanho, composição e curiosidades.

Relembramos também que para termos um esqueleto forte e saudável devemos fazer uma alimentação saudável, rica em cálcio, praticar exercício físico regularmente, apanhar sol (nas horas permitidas), pois a radiação solar estimula a produção de vitamina D, que é fundamental para a absorção de cálcio pelos ossos.

E, eis que chegou a parte experimental… fizemos 2 vídeos para explicar o que fizemos e os resultados. Ora vejam lá!

 

 

4º A, EB 1 de Casaldelo

Professora Filipa Rosário

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: