Cozinha científica

Na nossa penúltima aula de ciências fomos desafiados a encontrar o que existe de comum entre a profissão de um cientista e de um cozinheiro… Todos concordamos que quandCozinhao vemos a nossa mãe, a avó ou mesmo um cozinheiro a preparar um prato, ficámos fascinados como conseguem fazer tanta coisa deliciosa! Mas para isso, seguem uma receita onde encontram os ingredientes, as quantidades e o seu modo de preparação. A professora de ciências colocou-nos a seguinte questão:

A receita do cozinheiro não vos lembra nada?

Chegámos à conclusão que o método usado pelos cozinheiros é muito parecido ao que usámos nas aulas de ciências, pois utilizámos protocolos para realizar as experiências. Podemos afirmar que a receita que o cozinheiro utiliza é o protocolo do cientista. Mas encontrámos mais semelhanças como: o cientista usa bata para proteger a roupa e o cozinheiro também (jaleca); ambos trabalham com reações químicas e físicas; com os estados físicos da matéria; tiram o melhor partido de um ingrediente/reagente; e utilizam diferentes técnicas para obterem o melhor produto final!

Arregaçámos as mangas, metemos a mão na massa e transformamos-nos nos melhores Chefs Cientistas do mundo!

Experiência: Produção de gelado instantâneo

Material:mater

  • Leite
  • Colher de chá
  • Sal de cozinha
  • Sacos de congelação pequenos e grandes
  • Copos de medição
  • Cubos de gelo
  • Sumo de fruta em pó

Como fizemos:

1. Num saco de congelação pequeno, colocámos 100 ml de leite, duas colheres de açúcar e duas colheres de sumo em pó de laranja.

collage1

2. Retirámos todo o ar do interior do saco, fechámos com um fio e agitámos bem a mistura.

3. Num saco de congelação grande, colocámos cerca de 15 cubos de gelo e 3 colheres de sal de cozinha.

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4. Inserimos o primeiro saco de congelação pequeno dentro do segundo saco, fechámos bem e agitámos vigorosamente durante pelo menos 5 minutos.

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5. Abrimos o primeiro saco e retirámos o segundo que continha o nosso gelado!

Concluímos que:

Quando adicionamos sal ao gelo, alteramos o ponto de solidificação da água. Desta forma, o gelo derrete e absorve o calor da mistura do leite, que fica rapidamente gelada. Ao agitar criam-se bolhas de ar que dão uma consistência suave ao gelado. 

Espreita as nossas fotografias para veres como fizemos o gelado!🙂

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Escola EB1/JI dos Ribeiros

Professora Fernanda Fernandes

 

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