” Ar….ar quente, sobe ou desce?” e “Quem enche primeiro o balão?”

Hoje, tivemos mais uma fantástica e divertida aula de ciências com a nossa professora de Ciências.

               O tema foi o ar.

               A primeira questão foi a de sabermos se o ar quente sobe ou desce. A professora colocou um balão no gargalo de uma garrafa de plástico e pediu a opinião de cada um de nós sobre o que estava a acontecer com o balão, quando a garrafa é colocada em água fria e em água quente. Então a professora explicou-nos através de uma experiência que quando colocamos uma garrafa de plástico num recipiente com cubos de gelo (água fria), o balão que está no gargalo da garrafa fica vazio. Fica vazio porque o ar que está no balão passa para a garrafa, pois o ar frio é mais pesado.

               Quando pusemos uma garrafa de plástico num recipiente com água quente, o balão que está no gargalo da garrafa fica cheio. Fica cheio porque o ar que está na garrafa passa para o balão, pois o ar quente é mais leve e sobe.

               A segunda questão foi sabermos quem enche primeiro o balão. A professora usou duas garrafas e colocou no seu interior um balão preso ao gargalo da garrafa. Soprou para os balões e só um encheu. Ficamos espantados! Pensávamos que era magia. Perguntamos à professora se o balão estaria furado. Então a professora trocou de balões e percebemos que o problema era afinal da garrafa. Uma das garrafas estava furada no fundo e nenhum de nós se tinha apercebido.

               Na garrafa que tinha um furo, o ar era forçado a sair por ele e a que não tinha furo o ar não saia. Então, nós concluímos que o ar existe e ocupa espaço.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

   Tiago Silva da turma 2ºA – EB1 dos Ribeiros

%d bloggers like this: