A qualidade do meio ambiente – Resultados e conclusões

Como prometido, cá estamos para vos contar os resultados das nossas experiências. 🙂

Como atuam as chuvas ácidas nos materiais?

Ao fim de dois dias retirámos os materiais da garrafa com água e da garrafa com vinagre. Observámos-os e comparámos os estado de cada material.

Resultados:

resultados

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  • Os materiais mergulhados em água não sofreram alterações significativas.
  • Os materiais mergulhados em vinagre sofreram alterações, uma vez que este reagiu com o cálcio (cascas de ovos) ou carbonato de cálcio (pau de giz e concha) presente nos materiais. 

Qual o efeito da chuva ácida nas plantas?

Ao longo de três semanas observámos as plantas e registámos o aspeto das folhas no final de cada semana.

Resultados:

alfaces1

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  • A planta com um aspeto mais saudável é a alface regada com Água.
  • A planta com aspeto menos saudável é a alface regada com Ácido +.

Ao analisarmos os resultados  concluímos que a chuva ácida é prejudicial às plantas e materiais. Quanto maior for a acidez da água maior é o feito prejudicial nas plantas e nos materiais.

Na segunda parte da aula falámos sobre a poluição da água. A professora de ciências relembrou-nos que a água é um recursos essencial à vida de todos os seres vivos, mas por vezes a ação do Homem provoca poluição de rios, ribeiros, lagos e mares. Aprendemos que os poluentes que são lançados à água põem em perigo a vida das espécies animais, incluindo o Homem, e das plantas.

Como funciona uma ETAR?

A professora de ciências desafiou-nos a construir um modelo ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais – com o objetivo de aprendermos como se tratam as águas residuais (esgotos) de origem doméstica ou industrial, antes de serem devolvidas à Natureza.

Precisámos de:Etar

  • Água poluída 
  • Solo arenoso
  • Carvão
  • Algodão
  • Gravilha
  • Garrafa de plástico
  • Copo
  • Tesoura

Como fizemos:

1. Cortámos, com a tesoura, uma garrafa de plástico pelo gargalo.

2. Na parte do gargalo da garrafa, colocámos quatro camadas de materiais da seguinte forma:

     1.ª camada: algodão.

     2.ª camada: carvão.

     3.ª camada: solo arenoso.

     4.ª camada: gravilha.

3. Vertemos com cuidado a água poluída sobre a montagem e recolhemos, no copo, a água que escoou pelo gargalo da garrafa.

4. Observámos a água que se obteve.

Concluímos que:

A ETAR limpa as águas residuais domesticas ou industriais antes de transportá-las para os rios ou oceanos.

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Se quiseres saber mais sobre o funcionamento de uma ETA ou ETAR clique no link seguinte:

http://www.aguasdocentro.pt/etar.asp

4º Ano

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