Magnetismo

A penúltima aula de Ciências experimentais, do 3ºano foi dedicada ao tema Magnetismo.snoopyread

Magnetismo, o que é?

Magnetismo é um ramo da Física que estuda os materiais magnéticos, ou seja, estuda materiais que são capazes de atrair ou repelir outros.

Onde surgiu?

Magnetite

Magnetite

Os primeiros fenómenos magnéticos foram descobertos na Antiguidade numa cidade grega chamada Magnésia, onde se percebeu que existia um mineral que tinha propriedades magnéticas – magnetite.

 

Existem ímanes naturais constituídos por óxidos de ferro, encontrando-se na natureza sob a forma de grãos associados a outras rochas e ímanes artificiais, fabricados pelo homem a partir do ferro, cobalto, níquel, bem como de ligas metálicas, com diferentes tamanhos e formatos.

Ímanes

Ímanes

Que utilização faz o homem dos ímanes?

Os ímanes são utilizados em vários objetos do dia a dia, para decoração, como fecho de armários, estojos, carteiras, capas de tablets, telemóveis, nas portas do frigorífico e também na indústria.

Fizemos várias experiências com ímanes e concluímos:

  • Cada íman possui dois pólos: o pólo norte (PN) e o pólo sul (PS) que são as duas extremidades do íman, onde a sua força é maior.

  • Quando aproximamos pólos diferentes de dois ímanes eles atraem-se.

  • Quando aproximamos pólos iguais de dois ímanes eles repelem-se.imanes111

  • Os pólos norte e sul não se podem separar. Se se parte um íman, cada pedaço continua a ser um íman com pólo norte e pólo sul.

  • As propriedades magnéticas dos ímanes atravessam objetos como papel (folhas, livros), plástico (régua), tecido, madeira (tampo da mesa, cadeira).

  • Se friccionarmos um objeto de ferro com um íman, o objeto adquire as propriedades magnéticas do íman e se comporta como tal.

7f014

De seguida falamos sobre magnetismo terrestre e fizemos uma bússola caseira.

O que é uma bússola?

Uma bússola é um instrumento de orientação baseado em propriedades magnéticas dos metais e do campo magnético terrestre. A bússola possui uma agulha magnética que indica sempre a mesma direção – o Norte magnético.

A Terra atua como um gigantesco íman que atrai determinadas substâncias, entre as quais o ferro dessa pequena agulha.

Onde se encontra esse gigantesco íman?

Os cientistas pensam que o campo magnético terrestre se deve à composição do núcleo da Terra. O núcleo interno é sólido e constituído por ferro. O núcleo externo é constituído por ferro e níquel muito quentes, no estado líquido. As correntes de ferro líquido comportam-se como um íman de dimensões gigantescas e geram o campo magnético terrestre.

O magnetismo terrestre é importante?

A ação deste campo magnético é muito importante porque nos protege do vento solar.

Se a Terra não possuísse campo magnético, seria constantemente bombardeada por partículas com carga eléctrica provenientes do sol, o que poderia ter consequências nefastas para a vida. 

Como fizemos a bússola:

Colocámos água numa caixa de plástico transparente. Depois, cortámos uma rodela de cortiça de uma rolha de cortiça. Friccionámos uma agulha de cozer num íman, sempre na mesma direção e, assim, a agulha ficou magnetizada. De seguida, colocámos a agulha em cima da rodela de cortiça e colocámos a flutuar na água. Quando a rodela parou o bico da agulha apontava para Norte. E como é que nós sabíamos? Porque a professora trouxe uma bússola e vimos que a ponta da agulha de cozer apontava na mesma direcção da agulha magnética da bússola.

Na última parte da aula fizemos uma atividade muito divertida, a pesca magnética!

Espreitem lá as fotos!

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 3ºB, EB 1  Fontainhas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: