A qualidade do meio ambiente

Novo Apresentação do Microsoft PowerPoint (2)

Na última aula de ciências, a professora Ana, apresentou um powerpoint sobre a qualidade do meio ambiente e chegámos à conclusão que o Homem para melhorar as suas condições de vida, foi evoluindo tecnicamente, mas esqueceu-se das leis da Natureza, iniciando a destruição do seu próprio mundo! Por isso, dizemos que o ‘planeta está doente e que É NECESSÁRIO SALVAR O PLANETA!

O meio ambiente é constituído por tudo o que nos rodeia: as árvores, as montanhas, os animais, os rios, os mares, as casas, as pontes, os monumentos, o solo que pisamos e o ar que respiramos. Estes componentes, que integram a Natureza, interagem entre si; portanto qualquer alteração num deles  provoca alterações em todos os outros.

A poluição é a alteração das caraterísticas de um ambiente provocada pela atividade humana. A poluição pode dizer respeito ao solo, à água e ao ar, tendo como principais causas:

  • O aumento das atividades industriais e agrícolas assentes na mecanização;
  • O aumento da população mundial e o excesso de consumo;
  • A desflorestação

Na nossa aula realizámos algumas experiências relacionadas com a poluição do ar e da água.

Poluição do ar:

O ser humano é o principal responsável pela poluição atmosférica, ou seja, a poluição do ar, que tem como consequências: as doenças respiratórias,a destruição da camada de ozono, as chuvas ácidas e o  aumento do efeito de estufa. 

Como atuam as chuvas ácidas nos materiais?

Precisámos de:

  • 2 Garrafas de plástico cortadas a meio                   chuva
  • Água destilada
  • Vinagre
  • Materiais variados: pau de giz, concha, casca de ovos, etc…

Como fizemos:

1. Colocámos um pau de giz em cada uma das garrafas.

2. Procedemos do mesmo modo com os restantes materiais.

3. Na garrafa A colocámos água destilada e na garrafa B, vinagre, até cobrir todos os materiais.

4. Ao fim de alguns dias observámos o aspeto dos materiais.

chuva 1

 

Qual o efeito da chuva ácida nas plantas?

Precisámos de:

  • Três vasos com plantas da mesma espécie materiais_1
  • Água destilada
  • Vinagre
  • Três borrifadores 

Como fizemos:

1. Enchemos um borrifador com água destilada e  rotulámos com “Água”. Enchemos outro com 3/4 de água destilada e 1/4 de vinagre e rotulámos com “Ácido”. Enchemos o terceiro com metade de água e metade de vinagre e rotulámos de “Ácido +”.                                                     

2. Colocámos os três vasos perto da janela e identificámos os vasos com as mesmas palavras que utilizámos nos borrifadores.

3. Regámos os três vasos com os respetivos borrifadores, tendo o cuidado de adicionar a mesma quantidade de água a cada um.

4. Observámos as plantas durante três semana e fizemos o registo do aspeto das folhas no final de cada semana.

alfaces

Enquanto esperas pelos resultados das experiências espreita as nossas fotos!🙂

Este slideshow necessita de JavaScript.

Escola EB1/JI do Parrinho

4ºB – Prof. Conceição Gonçalves

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: