Experiências com o ar

No dia 17 de março tivemos mais uma aula de ciências onde realizámos experiências com o ar!

A cientista Ana começou por explicar que quando observámos uma chama, isso significa que está a ocorrer uma combustão!

Mas o que é uma combustão?

Aprendemos que neste tipo de combustões, em que se forma uma chama, existe um material que arde, como o gás do fogão, a madeira de uma lareira ou o pavio de uma vela. A estes materiais que ardem chamamos de combustíveis. Além do combustível, tem que existir também uma substância que torne a combustão possível, que se chama comburente, sendo o mais comum o oxigénio existente no ar. As combustões, em geral, necessitam de uma temperatura elevada para se iniciarem!

Por que razão se apaga a vela?

Para responder a esta questão, a cientista Ana propôs-nos a realização de uma pequena atividade experimental do nosso manual de estudo do meio.ma

Precisamos de:

  • Três velas
  • Dois frascos de vidro transparentes de tamanhos diferentes
  • Um cronómetro
  • Um isqueiro
  • Um tabuleiro de alumínio

Como vamos fazer?

1. Com a ajuda da professora, acendemos as três velas.

acender

2. Sobre duas velas, colocámos os frascos de vidro transparentes.

3. Utilizámos o relógio para registarmos o tempo que as velas demoraram a apagar.

cresultados

Registo dos resultados:

As velas tapadas com os frascos apagaram-se ao fim de algum tempo. Primeiro apagou-se a vela do frasco pequeno e depois foi a vela do frasco grande. A vela que estava destapada continuou a arder.

Concluímos que:

A vela apaga-se quando se consome o oxigénio do ar.

Na segunda parte da nossa aula relembrámos que a camada de gases que envolve o nosso planeta chama-se atmosfera. Esta camada exerce, em todas as direções, uma força sobre a superfície da Terra e sobre a superfície de todos os corpos que se designa por pressão atmosférica.

A pressão atmosférica está presente no nosso dia-a-dia e é visível e percetível em muitas situações.

Como usar a pressão atmosférica para transferir água de um recipiente para o outro?

Precisamos de:Novo Apresentação do Microsoft PowerPoint

  • Uma seringa
  • Um conta-gotas
  • Uma palhinha
  • Um tubo flexível
  • Dois garrafões de água
  • Tesoura
  • Água da torneira

Como vamos fazer?

1. Cortámos a parte de cima dos garrafões.

2. Enchemos um garrafão com água.

3. Utilizámos todos os utensílios disponíveis para transferirmos a água de um garrafão para o outro.

pressão

Concluímos que:

Para transferir água de um recipiente para outro podemos usar a palhinha, o conta-gotas, a seringa e o tubo flexível. Ao retirarmos o ar de um conta-gotas diminui a pressão no seu interior. A água entra ocupando o espaço deixado pelo ar, de forma a equilibrar as pressões.

                                                                                                                                                                    4ºB da EB1/JI do Parque

                                                                                                                                                                         Professora Ana Pais

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