“A germinação e o crescimento das plantas”

Nas aulas, com a professora de ciências, estivemos a investigar sobre os factores que influenciam a germinação e o crescimento das plantas.

Primeiro marcamos os copos com as letras A,B,C,D.

Na caixa A, colocamos algodão humedecido em água e as 8 sementes de ervilha que tinham sido embebidas em água durante a noite;

Na caixa B, pusemos as 8 sementes de ervilha que foram lavadas em cima do algodão seco;

Na caixa C, 8 ervilhas secas e algodão seco;

Por fim, na caixa D as oito sementes, embebidas durante a noite, em cima do algodão e cobrimos com água.

DSC016261

Ao longo dos dias, fomos observando e, a Beatriz ia colocando água, quando fosse necessário, para manter a humidade em cada caixa.

Outra experiência foi investigar sobre as condições de luz que influenciam o crescimento das plantas. Para isso, plantamos duas alfaces, em copos de plástico iguais e com a mesma quantidade de terra e água. Depois, usamos uma estufa transparente e outra escura que colocamos em cada copo. Fomos observando as alterações e regamos para manter a humidade de cada planta.

Imagem1

Observamos que, na primeira experiência, só houve germinação na caixa A e na segunda experiência a alface cresceu na estufa transparente e outra amareleceu e acabou por morrer.

Imagem2

Concluímos, que as sementes para germinar, e as plantas para crescerem, precisam de luz, solo e água em quantidades ideais.

Turma do 2ºA da Escola Básica das Fontainhas
Advertisements
%d bloggers like this: