Experiências com água

Olá amigos! 🙂

Esta semana tivemos mais uma aula de ciências, a qual aguardamos sempre com muita curiosidade, para descobrir que  atividade  a cientista Ana nos vai trazer! Ficámos, então, a saber que o tema da aula era a água e fomos desafiados a realizar várias experiências com a mesma.

A cientista começou por explicar que grande parte da água da precipitação, seja da chuva ou resultante da fusão da neve e do granizo, infiltra-se no solo. A água vai atravessando as camadas permeáveis do solo e vai acumular-se sobre uma camada impermeável mais profunda (uma camada argilosa ou um maciço rochoso). A acumulação de água subterrânea chama-se lençol de água ou lençol freático.

Os lençóis de água fornecem a água a nascentes e a poços, que alimentam cursos de água e fontes.

lençol1

 Material:

  • Recipiente de vidro
  • Barro
  • Terra arenosa
  • Água
  • Copo

Procedimento:

  1. Encher um recipiente de vidro transparente com duas camadas de solo, conforme se ilustra na imagem: no fundo uma camada de barro (argila bem apertada) mais larga de um lado do que de outro; por cima uma camada de terra.
  2. Verter água sobre a terra do recipiente.

Com esta experiência verificámos que a água atravessou a camada permeável (terra arenosa) e ficou armazenada entre esta e a camada impermeável (argila), como mostra a fotografia seguinte:

lencol

“Para onde vai a água vertida num recipiente ligado a outro por um tubo (vasos comunicantes)?”

Para respondermos a esta questão realizámos mais uma atividade experimental, simples e divertida que nos permitiu concluir que:

“Os vasos comunicantes é quando dois ou mais recipientes comunicam entre si, o líquido que contêm passa de um recipiente para o outro. Quando se eleva um dos recipientes o nível fica diferente nos recipientes.” – Beatriz Lestre

“Os vasos comunicantes são uma forma de transportar água nos diferentes andares dos prédios.” – João Paulo

“Quando colocamos água em recipientes ligados por tubos, a água  passa de uns para os outros e atinge o mesmo nível em todos.” – Tiago

vasos

 

“Como aumentar o tamanho de um repuxo?”

Para realizarmos esta última experiência necessitamos apenas de um garrafão e um pouco de mangueira transparente de forma a simular um repuxo. No final concluímos que:

“Um repuxo é um jato de água que sai com força e se eleva alto para cair em forma de chuva.” – Luciana

“O repuxo de água forma-se quando uma mangueira é encaixada num garrafão de plástico e o outro lado dessa mangueira fica solto.” – Beatriz

“O tamanho do repuxo depende da altura a que está a mangueira.” – Mariana

“Quanto mais baixa estiver a mangueira maior será o repuxo.” – Rodrigo

“Para aumentar o tamanho do repuxo é preciso aumentar a pressão da água.” – Marcelo

repuxo

4ºB da EB1 das Fontainhas

Professora Fátima Almeida

 

 

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