À descoberta dos materiais sólidos, líquidos e gasosos

Na nossa aula de ciências , a cientista Ana, desafiou-nos a partir à descoberta dos estados físicos da matéria e das suas caraterísticas. Assim, aprendemos que todos os materiais e objetos que existem na Terra têm massa, ocupam espaço e podem encontrar-se em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.

O que distingue os diferentes estados físicos em que se podem encontrar os materiais?

Para responder a esta questão, começámos por escolher três objetos (um carrinho, uma borracha e um clipe) no estado sólido que colocámos em cima da mesa, dentro de um estojo e num copo com água.

solido

 Para cada uma das situações verificámos se havia alteração das caraterísticas dos objetos o que nos levou a concluir que:

  • Os materiais sólidos mantêm a sua forma e o seu volume independentemente do lugar onde se encontram.

Será que os materiais líquidos se comportam como os materiais sólidos?

Não foi fácil encontrar a resposta, mas a cientista Ana propôs-nos uma pequena experiência que nos ajudou a encontrá-la!  Começámos por medir 50 ml de água e adicionámos umas gotas de corante alimentar amarelo. Seguidamente, transferimos a água para três recipientes com forma e capacidade diferentes. 

líquidos

No final da experiência concluímos que:

  • Os materiais líquidos mantêm o seu volume, mas tomam a forma do recipiente onde se encontram.

Será que os materiais gasosos têm as mesmas caraterísticas dos materiais sólidos ou dos materiais líquidos?

Os materiais que utilizámos para responder a esta questão foram um balão e uma seringa. Com o balão cheio de ar apertámo-lo e esticámo-lo. Com a seringa cheia de ar  e a sua saída tapada empurramos o êmbolo.

gasosos

Concluímos que:

  • Os materiais gasosos não mantêm o seu volume nem a sua forma. Estes ao contrário dos materiais sólidos e dos materiais líquidos, são fáceis de comprimir, isto é, sendo apertados, podem ficar com menos volume ocupando um espaço mais reduzido.

Na segunda parte da aula aprendemos como podemos distinguir os materiais sólidos dos materiais líquidos e para isso realizámos a seguinte atividade experimental:

Material: leite, terra, azeite, açúcar, tigelas, etiquetas, caneta e pipeta.

Procedimento:

1. Mexemos em cada um dos materiais com os dedos e tentámos prende-los.

2. Retirámos com a pipeta um pouco de cada um destes materiais e apertámos a pipeta de forma a verificar se formavam gotas.

varias

Concluímos que:

Como o azeite e o leite formaram gotas são materiais líquidos.

A terra e o açúcar são materiais sólidos, pois não formam gotas.

Mais uma vez, a aula de ciências foi muito interessante e divertida! Aprendemos os estados físicos da matéria de uma forma bastante científica! 🙂

 

4ºA de EB1 do Espadanal

Professora Idília Mota

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: