A saúde do teu corpo….

As mãos são um dos mais importantes veículos de transmissão de micróbios causadores de doenças.

As mãos sujas são, muitas vezes, responsáveis pela contaminação de alimentos (podendo causar intoxicações alimentares) ou ainda pela contaminação de objectos do dia-a-dia que, quando em contacto com as mucosas ou pele lesada, podem causar infecções no organismo.

Sabe-se, por exemplo, que a via mais frequente de transmissão do vírus da gripe é através das mãos (por contacto com outras mãos ou objectos contaminados).

A lavagem das mãos é uma das maneiras mais eficazes de prevenir muitas das infecções, em ti e nos outros.

Por isso, na aula de Ciências estivemos a fazer sabonetes para deixarmos as nossas mãos limpinhas e perfumadas.

Cortámos a glicerina em pedaços muito pequenos e colocámos numa panela a derreter em banho-maria. Após ter derretido retirámos da placa e juntámos corante e essência. Vertemos para uma forma de silicone e deixámos arrefecer. Retirámos do molde e embrulhámos em película aderente e celofane, prendendo com a ajuda de uma fita.

Também estivemos a investigar o que acontece ao leite se o deixarmos fora do frigorífico durante algum tempo. Assim, colocamos a mesma quantidade de leite dentro dois frascos. Um ficou dentro da sala e um o outro foi colocado dentro do frigorífico.

Passados uns dias verificamos que no leite à temperatura ambiente apareceram flocos brancos e espessos e que cheirava a azedo. Já o leite que permaneceu no frigorífico manteve-se inalterado.

resultados leite

Desta forma, concluímos que devemos conservar os alimentos frescos no frigorífico para que as bactérias não se desenvolvam tão rapidamente como à temperatura ambiente.

global

Turma 2ºB da Escola EB1 Espadanal

%d bloggers like this: