Móbil com cheirinho a canela!

cutecolors19Nesta última aula do 1.º período, a professora de ciências lançou-nos a seguinte questão: “É possível manter um baloiço em equilíbrio, colocando um peso diferente em cada braço?

Num primeiro momento achámos que não. A professora Guida disse-nos para experimentar: no início colocámos 1 lápis em cada braço do baloiço, ambos à mesma distância do fulcro (ou ponto de apoio), e o baloiço ficou em equilíbrio, de seguida colocámos 2 lápis de um lado e 1 lápis do outro, à mesma distância, e verificámos que o baloiço ficou em desequilíbrio. Até agora tudo corria com o prevíamos, mas, a professora Guida desafiou-nos a tentar equilibrar o baloiço. E não é que, após várias tentativas, conseguimos mesmo colocar o baloiço em equilíbrio? É verdade, o segredo é aproximar o peso maior do fulcro ou afastar o peso menor desse mesmo fulcro. Afinal, estávamos enganados, é mesmo possível equilibrar um baloiço, colocando um peso diferente em cada braço.

Depois de chegarmos a esta conclusão, fomos aplicar estes novos conhecimentos na construção de um móbil com cheirinho a canela. Fizemos a massa e moldámos os enfeites. Ficou adorável 🙂

 

 

3.º A, EB 1 Ribeiros

Prof.ª Diana Leal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: