Uma couve roxa ” à maneira”

Iniciámos a nossa aula com a professora Ana dividindo a turma em 4 grcouve roxaupos.

A professora, antecipadamente, ferveu a couve roxa em água e vimos que a água ficou com uma cor arroxeada. Usámos essa água colorida para ver de que forma essa água mudava de cor quando se juntava a outros elementos (indicador de pH).

A professora deu-nos o material que íamos utilizar: dez copos transparentes, uma colher, dois frasquinhos e uma pipeta.

Cada grupo escreveu nas etiquetas e colou nos copos os seguintes nomes: vinagre, detergente da roupa, limpa-vidros, pasta dos dentes, sumo de limão, sumo de laranja, água, leite, coca-cola 1 e coca-cola 2. E em cada recipiente foi colocado o respetivo produto.

Misturámos depois, água da couve-roxa com a pipeta em todas as substâncias (à exceção do copo etiquetado com “coca-cola 2”) e verificámos que o líquido dos outros copos mudou de cor. Isto aconteceu porque todas as substâncias têm um valor de pH e a couve roxa é um indicador que serve para medir esse pH.

A professora explicou que a cor do líquido muda por causa do pH. Explicou que existe uma tabela de cores e de números  para medir o pH e que nos permite saber se o produto é ácido, neutro ou básico, numa escala de 1 a 14. Essa tabela encontrava-se no protocolo da experiência que a professora nos deu, onde fomos registando o resultado da experiência.

escala ph

O pH é uma propriedade que se encontra em muitos produtos do nosso dia-a-dia, como por exemplo: pasta dos dentes, leite, vinagre, limpa-vidros, sabonete, sumos, gel de banho, etc.

 Uma substância ácida tem as seguintes cores: vermelho, rosa e laranja (pH de 1 a 6,9);  nas neutras (pH 7) as cores são roxo e lilás e a cor dos básicos ( pH 8 a 14) são azul e o verde.

Cada um destes ingredientes mudou de cor, dependendo se tinha pH ácido, básico ou neutro. O vinagre ficou rosa, o detergente da roupa ficou verde, o limpa-vidros ficou verde, a pasta dos dentes ficou azul bebé, o limão ficou rosa, a laranja ficou laranja escuro, o leite ficou lilás, a água da torneira ficou roxa, a coca-cola 1 ficou vermelha e comparámos com o copo da coca-cola 2, sem o indicador da couve roxa.

Nesta aula aprendemos de uma forma divertida que cada substância tem um valor de pH diferente!

Se ficaste curioso espreita as nossas fotos! :) 

Se quiseres saber mais sobre os ácidos no dia-a-dia clica no link:

http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=simula&i=5&utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_guiadoestudante

4ºB de EB1 do Espadanal

Professora Ana Vinha

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