Quem enche primeiro o balão?

Olá amigos!

No passado dia 19 de maio tivemos mais uma aula de Ciências, com a professora Guida, cujo tema foi “o ar”.-barca-

Começámos por relembrar o que aprendemos no primeiro período sobre o ar e as experiências que fizemos…

“O ar não se vê mas podemos senti-lo.”

“Existe ar em todo o lado.”

“O vento é o ar em movimento.”

“O ar existe, tem peso e ocupa espaço.”

 

E depois surgiram questões: “Será que o ar quente é igual ao ar frio?” O ar quente sobe ou desce? E o que acontece ao ar frio?

Cada um deu a sua opinião, depois de ouvidas todas elas, fizemos uma experiência para percebermos melhor estas coisas.

Material:

2 recipientes, jarro elétrico, água, cubos de gelo, garrafa de plástico, balão.

Como fizemos:

Primeiro, a professora colocou água a aquecer num jarro elétrico. Depois de quente, a água foi vertida para um recipiente (que era a parte de baixo de um garrafão de água). Noutro recipiente igual colocámos água da torneira e uns cubos de gelo, de modo a ficar bem fria.

Depois, ajustámos um balão ao gargalo da garrafa.

1ªsituação:

Colocámos a garrafa dentro do recipiente com água quente e em menos de 1 minuto o balão encheu e “levantou”.

2ªsituação:

Logo de seguida, colocámos a garrafa no recipiente com água fria e o balão começou a esvaziar, até que ficou todo “encolhido”.

fria-quente

 

balao-de-ar-quente-imagem-animada-0022Com esta experiência verificámos que:

Na 1ªsituação o ar que estava dentro da garrafa aqueceu e subiu para o balão.

Na 2ªsituação o ar que estava dentro do balão arrefeceu e voltou para dentro da garrafa.

Concluímos que:

O ar quente fica mais leve, ou melhor dizendo, é menos denso e por isso sobe.

 

Mas a aula de Ciências não terminou aqui!

A professora propôs-nos um desafio:

“Quem enche primeiro o balão?”

Tínhamos 2 garrafas de plástico iguais e dois balões de cor diferente. Colocámos cada balão no gargalo das garrafas mas, desta vez, para dentro. Depois, enchemos os pulmões de ar e fizemos muita força para encher os balões mas, apenas um de nós conseguiu encher o balão…

PICT3304

Pensámos “ o problema está no balão”. Mas logo a professora nos disse que podíamos escolher outros… trocámos de balão… vários cientistas experimentaram e então percebemos que o “truque” estava na garrafa. Mas onde??

Pensámos:” O ar ocupa espaço… então um dos balões não enche porque existe ar na garrafa e ocupa espaço”; “Na outra garrafa o balão enche, então o ar têm que sair por algum sitio, mas por onde? Alguém se lembrou “Se calhar a garrafa tem furos” …

E era mesmo isso! A garrafa tinha dois furos no fundo!!!

Foi uma aula bem divertida!

2º A e 2º B, EB 1 Fontainhas

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