“Toca mais alto”

No dia 18 de fevereiro, na aula de ciências, a turma do 1º B da escola do Espadanal realizou atividades e experiências relacionadas com o som.

O que é o som?

Imagem2Imagem4Imagem1

Quando tocas um instrumento, falas, cantas ou assobias estás a criar um som.
O som é produzido quando alguma coisa faz o ar se mover. Esse movimento chama-se vibração. Quando as moléculas de ar vibram, elas batem umas contra as outras, fazendo com que as vibrações se espalhem pelo ar sob a forma de ondas, produzindo o som.

Imagem3

Como são constituídos os nossos ouvidos?

Imagem6

Alguns animais que usam a audição para sobreviver…….

 baleias-assassinas-1 golfinho4

370_bat

Depois de uma breve introdução ……. fizemos um jogo de sons onde identificámos os sons naturais e artificiais, dando uso ao nosso aparelho auditivo.

Por fim, elaboramos pequenos artefatos que nos permitiram fazer sons.

Bateria e maracas

Imagem7Material: latas vazias, elásticos, arroz, plástico grosso (ou papel autocolante), fita-cola e tesoura.
Procedimento:
1. Coloca uma colher de arroz para dentro da lata bem limpa.
2. Recorta um quadrado de plástico, pelo menos 5 cm mais largo que a lata.
3. Coloca-o por cima da abertura da lata, esticando bem.
4. Prende com um elástico.
5. Prende as bordas do plástico à lata com fita-cola.
6. Agora, podes usar pauzinhos ou colheres para criar um ritmo ou simplesmente agitar.

Flauta de Pan com palhinhas

Imagem8

Material: palhinhas, plasticina, tira de cartolina, fita-cola e tesoura.
Procedimento:
1. Corta as palhinhas de tamanhos diferentes.
2. Coloca uma bola de plasticina em cada palhinha.
3. Cola uma tira de cartolina a rodear as palhinhas e prende com fita-cola.
4. Agora experimenta soprar, encostando o lábio inferior e movimentando a flauta de uma lado para o outro.

Aqui ficam registadas algumas das opiniões dos alunos:

“Esta atividade foi importante porque aprendemos que alguns animais usam a audição para poderem sobreviver.”

“Achamos divertido ouvir os sons da natureza e identificá-los. Também tivemos a oportunidade de construir instrumentos musicais, a partir de materiais do dia-a-dia, com a ajuda da professora de Ciências.”

“Gostamos muito de conhecer o aparelho auditivo humano.”

%d bloggers like this: