“A água pura tem cheiro, cor, sabor?” e “A água tem forma?”

No dia 3 de fevereiro, o tema da nossa aula de Ciências foi “A ÁGUA”.

Conversamos sobre a sua importância na vida dos seres vivos e aprendemos que nem toda a água se pode beber pois grande parte é salgada e nós só podemos beber água doce. Falamos que ela tem várias propriedades e uma delas é não arder, por isso apaga os incêndios.

A certa altura, a professora de Ciências perguntou-nos:

A água pura tem cheiro? E cor? E sabor?

Demos a nossa opinião e de seguida fomos verificar se as nossas respostas estavam corretas.

Em três copos transparentes colocaram-se três líquidos: leite, sumo e água.

Depois de observarmos, cheirarmos e saborearmos esses líquidos, concluímos que a água é inodora porque não tem cheiro, é incolor porque não tem cor e é insípida por não ter sabor.

Foi divertido aprender estes nomes esquisitos!

 De seguida foi-nos colocada novas perguntas:

 A água tem forma?

A quantidade de água varia com o recipiente?

Ficamos a pensar e lá fomos dando a nossa opinião. Mais uma vez fomos verificar se o que pensávamos estava correto ou não.

Encheu-se um copo com água e marcou-se o nível da água. De seguida virou-se essa água para um recipiente estreito e novamente para outro mais largo. A quantidade era a mesma mas parecia que no recipiente mais estreito havia mais água e no mais largo havia menos quantidade.

Com esta experiência concluímos que a água não tem forma mas toma a forma do recipiente onde é colocada. Também a quantidade de água não aumenta, nem diminui com o recipiente que usarmos.

Aprendemos muito com estas experiências! E não se esqueçam:

A ÁGUA É VIDA! NÃO A DESPERDICEM!

Realizado pelo 1º ano da Escola Eb1/JI das Fontainhas

Advertisements
%d bloggers like this: