Ovo Flutuante

Mais uma experiência fantástica!!!

A Turma realiza mais uma experiência fantástica no âmbito do projeto  “Pequenos Cientistas Sanjoanenses”.

Em novembro de 2013, realizou-se uma experiência que apresentava uma questão:

“ Onde é mais fácil boiar: no mar ou na piscina?”.

As crianças estavam preparadas para descobrir e então puseram mãos à obra.

Para realizar a experiência os alunos precisaram do seguinte material: um ovo; água; sal; um frasco; um copo graduado e uma colher.

Começaram então por seguir as instruções da professora.

Primeiro deitaram cerca de 400 ml de água no frasco. Colocaram de seguida o ovo dentro do frasco com muito cuidado. Aguardaram um pouco e observaram que o ovo tinha ido ao fundo. De seguida, retiraram o ovo e colocaram no frasco três colheres de sal, mexeram bem até o mesmo dissolver. Voltaram novamente a colocar o ovo no frasco e verificaram que este flutuou. Na parte final da experiência, mediram mais 400 ml de água e deitaram-na muito lentamente para o frasco com a ajuda de uma colher. Observaram que o ovo tinha ficado a meio do frasco, por cima da água com sal e debaixo da água sem sal.

Surpreendidos com o resultado, conseguiram chegar à resposta da questão inicial. O ovo é mais denso que a água doce (sem sal) e por isso vai ao fundo, quando adicionamos sal à água, esta torna-se mais densa e faz o ovo flutuar. Na última parte da experiência o ovo ficou a meio do frasco, por cima da água com sal e debaixo da água sem sal, pois a água com sal é mais densa do que a água sem sal.

Turma do 1ºB da Escola Eb1/JI do Parque

%d bloggers like this: