Os sentidos

Olá a todos!

Já pensaram na quantidade de coisas diferentes que o nosso corpo é capaz de fazer? Podemos compreender o ambiente vendo, ouvindo, cheirando, apalpando, sentindo sabores. Desta forma, recebemos informações sobre o mundo que nos rodeia. Ao cc19kid34processá-las no nosso cérebro, interpretámo-las como sinais de perigo, sensações agradáveis ou desagradáveis, etc.

Na aula de ciências do dia 25 de novembro, abordámos o tema dos sentidos. Na primeira parte da aula, a professora Guida mostrou-nos cinco imagens. Nós descrevemo-las e dialogámos sobre os sentidos que observámos em cada uma delas. Não foi difícil identificá-los, pois com o contributo de todos e porque somos muito participativos, depressa chegámos às conclusões pretendidas.

Ficámos a saber que o corpo humano é dotado de cinco sentidos que lhe possibilitam interagir com o mundo exterior. Através de determinados órgãos do corpo humano, são enviadas ao cérebro as sensações, utilizando uma rede de neurónios que fazem parte do sistema nervoso.

Aprendemos que os cinco sentidos são:

  • Visão– Serve para distinguir as formas, as cores e os tamanhos das coisas que nos rodeiam;
  • Audição – Serve para distinguir os diferentes sons;
  • Paladar- Serve para distinguir os diferentes sabores;
  • Tato– Permite-nos distinguir o quente do frio, o macio do áspero, o duro do mole, o rugoso do liso;
  • Olfato– Permite-nos distinguir diferentes cheiros: a que é que cheira, se cheira bem, se cheira mal.

A seguir iniciámos a parte prática da aula e fizemos a experiência n.º 1 para testar o sentido do olfato:

De olhos fechados, foi-nos proposto que cheirássemos vários frascos para adivinharmos o conteúdo de cada um deles. Deste modo, e pela seguinte ordem iniciámos o nosso ensaio tentando descobrir os odores do álcool, da tangerina, do alho, do chocolate, do perfume e da pimenta.

1212Logo de seguida, passámos à experiência n.º 2 e testámos o sentido do tato. Através do toque fomos descobrindo os objetos existentes dentro de diferentes sacos:

Qual é o objeto que é duro, rugoso e esférico?bolagolfe

A bola de golfe. (saco1)

Qual é o objeto que é quente, macio e leve?

É o algodão. (saco 2)algodao-de-farmacia

No saco 3 está um objeto pontiagudo, liso, frio e duro. De que objeto se trata ?

Nós descobrimos…É a tesoura. tesoura1331

No saco 4 está um objeto duro, áspero e leve. Quem adivinha o que é?

Tocámos e dissemos:

-É a pedra-pomes.pedrapomes22

E por último tocámos em algo liso e macio? O que será?

Tateámos e proferimos:

– É uma fita. (saco 5)fitacetim33

E assim terminou mais uma lúdica aula de ciências!

1

As fotos da atividade:

1

2º ano, EB 1 Parrinho

Professora Fátima Oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: