Os sentidos

Os olhos, o nariz, os ouvidos, língua e a pele são os órgãos dos sentidos.

Os sentidos permitem-nos conhecer o que nos rodeia e distinguir as sensações agradáveis das desagradáveis.

cincosentidos

A cientista Ana desafiou-nos em duas aulas de ciências a testar os nossos sentidos!

A primeira aula foi dedicada ao tato. Começamos por aprender que é na pele que se localiza o sentido do tato. A través deste sentido podemos distinguir o quente do frio, o mole do duro,  áspero do macio, o rugoso do liso…

Através do tato é possível identificar alguns objetos,  pois o nosso cérebro memoriza, desde os primeiros meses de vida, os dados que os órgãos dos sentidos lhe transmitem durante as experiências diárias. Somos capazes de identificar objetos mesmo sem a ajuda dos olhos: a espessura, o tipo de superfície e a forma.

As pontas dos dedos, ao tocarem nos objetos, transmitem informação ao cérebro e este, com esses dados, relaciona-se com o objeto conhecido.

 

                                                                                                          EB1/JI do Parrinho

                                                                                                        Professora Conceição

Na segunda aula dedicada ao estudo dos sentidos, continuamos a falar dos 5 sentidos e testámos mais dois: audição e visão.

Iniciámos a aula a aprender que é nos ouvidos que se localiza o sentido da audição. Com ele distinguimos os diferentes sons do meio ambiente. Estes sons podem ser agradáveis (vozes, músicas, sons da Natureza…) ou desagradáveis (ruído das buzinas, das máquinas industriais, dos meios de transporte, dos trovões…).

Aprendemos, também, que os olhos são o órgão onde se localiza o sentido da visão. Este sentido permite-nos distinguir as formas, as cores e os tamanhos daquilo que está à nossa volta.

Adorámos testar os nossos sentidos! Foi muito divertido!

 

Com estas experiências aprendemos que:

  • Quando pestanejamos, as pálpebras espalham as lágrimas para humedecer e limpar os olhos.
  • Pestanejar é um ato involuntário e repete-se em intervalos de 3 a 7  segundos.
  • A cera produzida pelos ouvidos tem a função de reter as poeiras e os organismos.
  • A forma da orelha ajuda a encaminhar o som para o ouvido.

                                                                                                                EB1/JI das Fontainhas

                                                                                                                  Professora Sandra

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: