Pó verde ou azul???

Uma reação química é uma alteração química onde matérias se convertem numa nova substância ou substâncias .

Algumas reações ocorrem somente sob determinadas circunstâncias (ex., fornecimento de calor, presença de luz ou eletricidade). Algumas reações são acompanhadas de indicações externas (ex., mudança de cor, desprendimento de gás, calor ou luz).

Existem muitos exemplos de reações químicas no quotidiano. Entre eles estão a formação da ferrugem num pedaço de palha-de-aço, o apodrecimento dos alimentos, a produção de húmus no solo, a queima de gás num fogão e de gasolina ou gasóleo no motor de um veículo.

Nesta atividade o objetivo foi fazer uma reação química em se obteve um precipitado. Para isso preparámos uma solução de sulfato de cobre  e colocámos a mesma quantidade em dois recipientes iguais. A seguir lentamente juntamos a uma detergente de amoníaco e ao outro detergente da loiça, com a ajuda de um conta-gotas.

No recipiente que adicionámos detergente amoniacal  observámos  que houve formação de precipitado que se acumulou no fundo e a alteração da cor da solução que passou de azul claro a violeta.

No recipiente que acrescentámos detergente da loiça , não existiu formação de precipitado e a solução adquiriu a cor do detergente, neste caso, ficou verde.

Trabalho realizado pelas turmas de 4º ano da Escola EB1 das Fontainhas

 

Anúncios
%d bloggers like this: