Massa Mágica

Este ano letivo, as experiências dos pequenos cientistas chegaram ao fim… e, para terminar, fizemos uma experiência espetacular: “Massa Mágica”.pppgg

A professora Guida começou por nos falar que o princípio desta experiência é o mesmo das areias movediças. Sim, aquelas areias onde, se lá caíres, só podes sair se tiveres muita calma e saíres devagarinho!

Para verificar isso começamos por juntar o material necessário: Amido de milho, água e corante alimentar.

Enchemos, até meio, uma bacia com amido de milho e fomos acrescentando um pouco de água fria e algumas gotas de corante alimentar.

Misturámos bem e apercebemo-nos que se mexêssemos com força era mais difícil, se mexêssemos devagar era muito mais fácil.

Depois demos “murros” na massa e ela pareceu-nos dura como uma pedra, quando a seguramos na mão, sem apertar, ela escorreu-nos por entre os dedos.

A “massa mágica” tem este comportamento porque quando a mistura está em repouso, os grânulos de amido estão rodeados por moléculas de água. A água permite que o amido se mova livremente. Porém, se o movimento for abrupto, a água é libertada para fora dos espaços entre os grânulos, passando a mistura a comportar-se como um sólido. Quando a força deixa de ser aplicada, as moléculas de água voltam a envolver os grânulos de amido.

O comportamento da “massa mágica” está relacionado com uma propriedade da matéria, a viscosidade, ou resistência à fluidez. A viscosidade da massa não é definida, varia quando lhe aplica uma força: quanto mais se apertar, mais espessa ela fica, se abrir os dedos ela escorre pelas mãos como se fosse um líquido.

Foi uma experiência muito engraçada e divertida!

Espreita as fotos:

1.º A – Ribeiros

Professora Diana Leal

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: