Reprodução dos seres vivos

No dia 12 de Abril tivemos mais uma aula de ciências, no âmbito do projecto Pequenos Cientistas Sanjoanenses. Nesta aula, a cientista Ana, falou-nos na reprodução dos seres vivos. Ficámos a saber que em algumas espécies, um ser vivo sozinho (progenitor) dá origem a outros seres vivos (descendentes) iguais a si, a partir de uma parte do seu corpo. Nestes casos, diz-se que ocorre reprodução assexuada. É o que acontece com o morangueiro ou com a estrela-do-mar!

Image

Para grande parte dos seres vivos se reproduzir, são necessários dois sexos – o sexo masculino e o sexo feminino. Esses seres vivos produzem células especiais para a reprodução – as células reprodutoras. Este tipo de reprodução chama-se reprodução sexuada.Os machos são os progenitores masculinos e as fêmea são os progenitores femininos.

As plantas têm diferentes formas de realizar a reprodução sexuada. Algumas produzem cones com sementes e a grande maioria produz frutos com sementes. As flores são estruturas reprodutoras mais comuns nas plantas. 

A cientista Ana, mostrou-nos uma flor chamada coroa de rei! Esta flor é uma das muitas espécies de plantas com os dois sexos no mesmo indivíduo. Esta flor possuiu uma parte feminina e uma parte masculina, por isso chama-se hermafrodita.

Quando uma das células masculinas chega até outra feminina e se junta a ela, diz-se que acontece fecundação. Essas duas células unem-se, formando um ovo, que dá origem à semente.

Com muito cuidado começamos por observar a coroa de rei e depois fomos destacando os diferentes órgãos que a constituem.

Image

Aprendemos que as sépalas e as pétalas têm a função de proteger os órgãos reprodutores. Os estames são responsáveis pelas células reprodutoras masculinas e o carpelo pelas células reprodutoras femininas. O pedúnculo e o receptáculo têm como função o suporte da flor e colocá-la na posição favorável à reprodução.

Adorámos esta aula pois aprendemos muitas coisas novas, interessantes e também muitas palavras difíceis!

Alunos do 2º ano -EB1/JI do Espadanal

Professora Sandra

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: