Mudanças de estado físico

O efeito da temperatura na mudança de estado físico…..

                No dia 5 de março de 2013, tivemos aula dos Pequenos Cientistas Sanjoanenses. Neste dia recordámos os três estados da matéria: sólido, líquido e gasoso e relembrámos também o nome dado às mudanças de estado. O principal objetivo desta aula foi ensinar-nos a distinguir um material sólido de um material líquido. E agora vocês perguntam: como se distinguem? A resposta é muito simples: tem a ver com a formação ou não de gotas. Se formar gota é um material líquido se não formar gota é um material sólido.
         A professora de Ciências trouxe amostras de alguns materiais: leite, mel, manteiga, álcool e sal e pediu-nos que os agrupássemos em materiais sólidos e em materiais líquidos. A tarefa não se revelou tão fácil como pensávamos porque houve muitas dúvidas na classificação do mel. Depois de alguma discussão concluímos que, à temperatura ambiente (18,6ºC), a manteiga e o sal são materiais sólidos, o leite, o mel e o álcool são materiais líquidos.
         A professora trouxe uma cafeteira elétrica e pôs água a aquecer dentro dela. Depois de a água estar quente (51,1ºC) verteu-a num recipiente e colocou dentro dele os sacos com as amostras já referidas. Passados dez minutos, observámos que: a manteiga derreteu (passou ao estado líquido), o sal permaneceu no estado sólido e os outros materiais mantiveram-se líquidos.
Logo a seguir, pegou num recipiente com cubos de gelo (com a temperatura de 0ºC) e pôs as amostras dentro dele. Passados dez minutos, observámos que: a manteiga e o sal permaneceram no estado sólido, o mel passou ao estado sólido e os outros materiais mantiveram-se líquidos.
Colocámos ainda as mesmas amostras num congelador a menos 20ºC para na próxima aula de ciências observarmos os resultados. Assim que vimos as amostras verificámos que: a manteiga, o sal, o leite e o mel estavam no estado sólido e que só o álcool permaneceu no estado líquido. Isto aconteceu porque o álcool necessita de uma temperatura ainda mais baixa (-114,1ºC) para solidificar.
         E assim se passou mais uma interessante aula de ciências…
Elaborado por: Turma B do 4º ano da Escola EB1/JI Parque
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