Permeabilidade: uma caraterística dos seres vivos!

Esta semana a atividade proposta pela professora ciências permitiu-nos aprender mais uma característica dos seres vivos. As plantas e os animais são seres vivos, por isso nascem, crescem, reproduzem-se e morrem.

A primeira parte da aula foi dedicada ao estudo das plantas. Como sabemos, as plantas são influenciadas por vários fatores do ambiente, como a temperatura, a luz e o solo e a água.Então, a professora Ana colocou-nos a seguinte questão:

“Qual o melhor solo para o agrião?”

Para conseguirmos responder à pergunta foi nos proposto a realização da seguinte experiência:

Precisamos de:

  • 2 amostras diferentes de solo (arenoso e argiloso) ~solo1
  • 3 copos de plástico transparente
  • 3 filtros de café
  • balança
  • lupa
  • proveta
  • água

Como fizemos:

1. Com o auxílio de uma balança preparamos três amostras de solo:

     – uma amostra de 2 g solo arenoso;

     – uma amostra  de 2 g de solo argiloso;

     – uma amostra de 1 g de solo argiloso mais 1 g de solo arenoso.

2. Observamos as três amostra de solo com a lupa e desenhamos  o que observamos.

solo2

3. Numerámos os três copos de plástico e colocámos um papel de filtro em cada um.Introduzimos uma amostra de solo diferente em cada filtro.

4. Com uma proveta medimos 50 ml de água e colocámos em cada copo esperando 1 minuto. No final com uma caneta marcámos o nível da água no recipiente.

Verificámos que o solo que deixou passar a água mais rapidamente foi o solo arenoso, enquanto que o solo argiloso foi o que deixou passar menos água para o copo. Assim, sabendo que o agrião é um planta que necessita de muita água, facilmente chegamos à conclusão, que o melhor solo para plantar o agrião era o solo argiloso, pois foi aquele que reteve mais  água.

A segunda parte da aula foi dedicada ao estudo dos animais, nomeadamente ao estudo dos diferentes tipos de revestimento.  Começámos por dizer que o revestimento do cão é o pêlo; do caracol a carapaça; da sardinha as escamas e dos patos as penas!

Para percebermos melhor a função das penas nas aves realizámos mais duas pequenas experiências.

Na primeira experiência amarrotamos uma folha de papel em forma de bola. Colocámo-la em cima da mesa e sopramos.

pena1

Como estávamos à espera a bola deslocou-se sobre a mesa. Seguidamente, pegámos numa pena de pato real, colocámos a bola de papel no mesmo sítio e sopramos através da pena na direção da bola. Para nossa surpresa a bola de papel não andou!! Não saiu do sítio!!

Adorámos esta experiência porque nos permitiu aprender e verificar que as penas das aves não deixam passar o vento, por isso protegem do frio!

Para terminámos a aula pegámos na pena de pato real e colocámos alguma gotas de água com uma pipeta.pena2

Observamos que a pena não deixa passar a água, logo protege as aves da chuva, pois são impermeáveis!

                                                                                       Alunos do 2º ano – EB1/JI do Parque

                                                                                                                                         Professora Cristina

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