Experiências com eletricidade II

No dia 6 de fevereiro, a nossa professora de Ciências trouxe-nos mais experiências, e desta vez relacionadas com a eletricidade. A primeira chamava-se “Relógio de batata” e foram necessários:

– 2 metades de batata ou fruta ou líquidos diferentes;

– lâminas de metal (zinco e cobre);

– fios condutores;

– relógio digital;

Ligámos as lâminas de metal ao relógio através de fios condutores. Assim que espetámos duas lâminas diferentes em cada metade da batata, fizemos o relógio funcionar, gerando-se eletricidade. Ficámos a saber que este fato deve-se ao fluxo de pequenas partículas (iões) que surgem por reação ao ácido fosfórico presente na batata e os elétrodos dos metais.

A segunda experiência, “Testa os teus nervos”, baseava-se em estabelecer um circuito através de um pequeno jogo, que consistia em fazer um pequeno percurso por um fio em ziguezague, usando um aro. Assim que tocávamos no fio, ouvíamos o zumbido da campainha, ficando provado que a eletricidade é capaz de fluir, pois os fios estavam ligados num circuito elétrico a ambos os lados de uma pilha. Todos tentámos o jogo e foi bastante divertido, pois tínhamos que estar bastantes concentrados senão voltávamos ao início.

Gostámos muito desta aula!

 Turma do 4º Ano da Escola Eb1/JI de Carquejido

%d bloggers like this: