Os meios de transporte

Image

 Quando precisamos de nos deslocar de um lugar para outro e as distâncias que temos são grandes utilizamos os meios de transporte.

Há transportes mais rápidos e outros mais lentos, uns servem para transportar pessoas e outros para transportar mercadorias e não se deslocam todos na mesma via.

Existem, ainda, os meios de transporte privados e os meios de transporte públicos de acordo com quem os usa.

Os meios de transporte podem agrupar-se de acordo com o meio onde se deslocam. Assim, temos.

13

Os meios de transporte podem agrupar-se de acordo com aquilo que transportam. Logo, temos:

14

Podemos, também, agrupar os meios de transporte de acordo com quem os usa. Assim, temos:

16

Este foi o tema da nossa quinta aula de ciências com a cientista Ana. Depois de uma breve introdução sobre o tema, a cientista Ana colocou-nos a seguinte pergunta:

” O tamanho da vela fará diferença na rapidez com que os barcos se deslocam?”

As nossas respostas foram muito variadas, pois alguns de nós achávamos que o tamanho das velas não faria qualquer diferença, enquanto que outros achávamos que sim. Então, a cientista Ana propôs-nos a realização da seguinte atividade experimental:

*Material: 2 barcos em miniatura iguais, tesoura, fita-cola, bacia, água, secador ou ventoinha.

*Procedimento:

1 – Pegamos nos dois barcos e, num deles, tiramos a vela e cortamos ao meio.

2 – Prendemos de novo a vela ao barco, com fita-cola, na parte superior do mastro.

3 – Colocámos os dois barcos, lado a lado, numa bacia com água.

4 – Para colocarmos os dois barcos em movimento, usamos um secador de cabelo, com a ajuda da cientista.

Sabem o que aconteceu?! 

O barco com a vela grande foi o mais rápido!

Achámos esta experiência muito interessante e todos aprendemos algo novo. Alguns de nós pensávamos que o barco que seria mais rápido era o barco com a vela pequena, uma vez que este é mais leve. Assim, observamos que o barco com a vela grande é o mais rápido, pois a área de superfície da vela é muito maior, e o vento empurra mais o barco.

Quando pensávamos que a aula estava a terminar, a cientista Ana , surpreendeu-nos com mais uma pergunta:

“Sabem como funciona um avião a jato?”

Como a maioria de nós não sabia, a cientista Ana, propôs que terminássemos a aula com mais uma experiência! 

*Material: 1 balão, uma palhinha de plástico, fita-cola, fio com 5 metros e papel.

*Procedimento:

1 – Passámos um fio pelo interior da palhinha.

2 – Atámos uma das pontas do fio a uma perna de uma cadeira e a outra a um local elevado.

3 – Fizemos um avião de papel e colocámos na parte superior da palhinha.

4 – Enchemos um balão com ar e apertamos a sua abertura com os dedos.

5 – Prendemos o balão à palhinha com fita-cola, na parte de baixo, de modo a ficar com a abertura virada para a parte de baixo.

 Mais uma vez, adoramos a aula de ciências, pois aprendemos de forma divertida os meios de transporte!!

Alunos do 2º ano – EB1/JI de Casaldelo

                                                                                                                                                                  Professora Alexandra

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: